O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) lançou, no começo dessa semana, a campanha 2013: Ano da Contabilidade no Brasil”, que faz parte de uma série de ações que ocorrerão ao longo do ano visando à valorização da classe contábil. Durante a campanha serão abordados assuntos como ética, responsabilidade social e ambiental e temas técnicos ligados à profissão e à gestão das organizações, visto que a maioria das pessoas desconhece qual é o real papel do profissional na sociedade e nas organizações públicas e privadas.
Segundo informações do CFC, oficialmente, a profissão reúne atualmente 486 mil profissionais, 81 mil organizações e 450 mil alunos de ciências contábeis. Apesar dos expressivos números, essa foi a primeira vez, em quase 70 anos de história da regulamentação da profissão no país, que representantes de entidades contábeis nacionais foram recebidos em uma sessão conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
Para o presidente do CFC, Juarez Domingues, a ideia de escolher 2013 como o Ano da Contabilidade surgiu a partir da constatação do crescimento da contabilidade dentro e fora do País. De acordo com informações da assessoria, só neste ano, o Conselho chegará a 500 mil profissionais registrados, que são fundamentais para o desenvolvimento econômico do país.