Análise Tática: Lisca muda panorama do jogo e vence com substituições

Técnico desfez esquema com três zagueiros após 25 minutos e derrotou o Bragantino por 3 a 1

por Clauber Santana | seg, 17/08/2015 - 02:15
Compartilhar:

O técnico Lisca testou a formação com três zagueiros na Série B pela primeira vez contra o Vitória e executou, de fato, diante do Bahia, na Arena Fonte Nova. O esquema tático deu certo e o Náutico trouxe um ponto de Salvador. Por este motivo, o treinador alvirrubro resolveu manter a linha defensiva no jogo seguinte, na vitória sobre o Bragantino por 3 a 1, no último sábado (15). Mas durou apenas 25 minutos a estratégia. Apenas com as substituições o Timbu voltou ao caminho dos triunfos.

Para ser mais ofensivo e ter opções no último terço do campo, Lisca soltou os laterais – Gil Mineiro e Lucas Farias -, e o Timbu iniciou no 3-4-3. Marino e Hiltinho abertos pelas pontas com Patrick Vieira centralizado. Custou um pouco para encaixar, ainda assim, os alvirrubros tiveram um gol anulado. Marino entrou livre na área e tocou para Patrick Vieira, impedido, empurrar para o fundo das redes. Por outro lado, a defesa se complicou em lances infantis, principalmente em cima de Flávio. E antes de sofrer um gol, o técnico cortou o mal pela raiz sacando o zagueiro da base para a entrada de Rogerinho.

Formação inicial do Náutico, que durou apenas 25 minutos até Flávio ser substituído por Rogerinho

Recomposta a formação que o Náutico está acostumado a jogar: o 4-2-3-1 com a bola e se defendendo no 4-4-2. Se para alguns torcedores Lisca errou na escalação, é inevitável reconhecer os méritos do técnico nas substituições. Rogerinho, centralizado na linha de três, fez Marino e Hiltinho serem mais participativos pelas extremidades do campo. Em todo o jogo, Rogerinho acertou 20 passes e contribuiu para o aproveitamento de 91% do Náutico no fundamento. O camisa 18, ainda na etapa inicial, sofreu o pênalti convertido por Patrick Vieira, que abriu o placar. 

Rogerinho centralizado na linha de três deu outra dinâmica ao setor de criação alvirrubro

Apesar de o time alvirrubro ter melhorado, o segundo tempo ficou perigoso. O Bragantino com mais posse de bola e o Náutico sem a presença efetiva no ataque. Aos 20 minutos, Lisca tirou Hiltinho para a entrada de Stéfano Yuri. Sangue novo no setor ofensivo, que trouxe a tranquilidade no placar. O atacante roubou a bola no campo de ataque e iniciou a jogada do segundo gol, concluída por Rogerinho – em sua única finalização - após cruzamento de Lucas Farias. 

No final da partida, o próprio Stéfano Yuri aproveitou a primeira oportunidade que teve e garantiu a vitória do Timbu. Só não deu números finais ao jogo porque o Bragantino ainda diminuiu o placar com Alan Mineiro. Mas não tirou o brilho da importante vitória do Náutico, que segue firme na briga pelo acesso passado 19 rodadas, com opções táticas e ganhando peças com a chegada de reforços.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Carregando