Um jogo de futebol tem vários personagens. Jogadores, torcedores, técnicos, médicos, enfim, inúmeros profissionais. E, quando a bola sai das quatro linhas do gramado, um trabalho importante é o do gandula, aquele que é responsável por repor as bolas. Pela importância da atuação desses trabalhadores, um projeto de lei está sendo analisado pela Câmara dos Deputados, cujo objetivo é regulamentar a atividade de gandula. A proposta é do deputado José Otávio Germano (PP-RS), e também abrange quem trabalha em quadras.
Além da regulamentação, a proposta visa a realização de um curso específico, que será ministrado pelas federações esportivas. Eles aprenderão, entre várias disciplinas, noções básicas sobre as regras da atividade esportiva respectiva.
“Ainda que a figura do gandula apresente maior relevância no futebol, verificamos que a sua atuação não está restrita a esse esporte, sendo comum em outras atividades desportivas. O mínimo que se espera desse profissional é que ele conheça as regras do esporte ao qual está vinculado, por isso fazer o curso será obrigatório ao exercício da profissão”, disse o autor do projeto, em depoimento a Agência Câmara de Notícias.
O projeto de lei já está em caráter de conclusão. Ela ainda receberá análise das comissões de Turismo e Desporto; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
*Com informações da Agência Câmara de Notícias.