Brincando e Construindo

Simone Bérgamo, | qui, 01/12/2011 - 15:55
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Jogos, brincadeiras, histórias...

Universo infantil, fonte de fantasia, prazer e imaginação.

Espaço mobilizador dos desejos e dos sonhos.

  

Cultivar a sensibilidade e a criatividade é indispensável para a formação de uma personalidade íntegra.

As atividades lúdicas são fundamentais para a saúde física e mental da criança, possibilitando também um melhor desenvolvimento na construção do conhecimento.

“... a brincadeira que é universal e é própria da saúde: o brincar facilita o crescimento e portanto, a saúde; o brincar conduz aos relacionamentos grupais...”

Winnicott

 

Brincar facilita o crescimento. É essencial que as crianças possam usufruir um espaço lúdico, pois isso ajuda no desenvolvimento de suas potencialidades. Tolhidas disso podem transformar-se em adultos com dificuldades motoras e emocionais, desmotivados, desprovidos de curiosidade, com medo de enfrentar desafios e aprisionados  num mundo já conhecido e, por isso, muito mais cômodo.

Ao brincar, a criança imita gestos da vida adulta, descobre o mundo, experimenta diversas sensações, vivencia leis e regras.

Brincar é sonhar acordado.

É poder ser no imaginário,

Longe de qualquer obstáculo,

Um ser encantado.

 

Brincar é um meio de expressão, é uma forma de integrar-se ao ambiente. Através de atividades lúdicas, a criança assimila valores, adquire comportamentos e desenvolve diversas áreas de conhecimento. No convívio com outras crianças, aprende a liderar e a ser liderada, esperar sua vez de brincar, emprestar o seu brinquedo, compartilhar momentos bons e ruins, fazer amigos, ter tolerância e respeito, enfim, a criança desenvolve a sociabilidade.

É brincando que a criança tem a oportunidade de observar e ser observada, falar, ouvir, criticar, pensar para fazer e compreender.

Para isso, é importante estabelecer vínculos que propiciem um espaço de confiança e respeito, sendo levadas a desenvolver autonomia e criticidade para a busca do conhecimento.

Não poderíamos deixar de ressaltar o ambiente de aprendizagem que o brincar possibilita para a construção do conhecimento. Ambiente com limites estruturantes, não autoritário, que permita fazer surgir, na criança, o desejo, ponto fundamental para a construção desse conhecimento.

Na busca efetiva de etapas que concretizem a ação criativa da criança, percebemos o seu desenvolvimento, acreditando que os desejos tomam forma, facilitando o seu contato com o conhecimento.

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