Professores terão programa de saúde vocal

Projeto ainda passará pelo Plenário

por Nathan Santos | dom, 03/06/2012 - 11:19
Compartilhar:
Foto: Marionaldo Junior/LeiaJáImagens Professores desgatam as cordas vocais durante as aulas e isso pode gerar afastamento do trabalho

Falar, explicar e às vezes gritar. Os professores trabalham bastante com a voz em dias de aula e acabam desgastando suas cordas vocais. E visando proporcionar saúde vocal para os professores, a Comissão de Educação e Cultura aprovou nessa semana as emendas do Senado ao Projeto de Lei 1128/03, do ex-deputado Carlos Abicalil, que autoriza o Executivo a criar o Programa Nacional de Saúde Vocal do Professor da Rede Pública. A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) fez o pedido da aprovação.

De acordo com informações da Agência Câmara de Notícias, o programa realizará exames de prevenção odontológica, atendimento médico e fonoaudiológico para reabilitação vocal e treinamento semestral ministrado por médicos e fonoaudiólogos sobre saúde vocal e uso adequado da voz.

Ainda segundo a agência, a deputada Fátima Bezerra frisou que problemas com a voz são causadores do afastamento dos professores do trabalho. Ela entende que a implantação do Programa de Saúde Vocal “poderá reduzir as despesas com as contratações de professores substitutos”, diz.

As comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) analisarão as emendas do Senado, porém, o projeto ainda vai passar pelo plenário.

Com informações da Agência Câmara de Notícias

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Carregando