De acordo com dados do Censo Escolar 2017, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na manhã desta quarta-feira (31), das 28,5 mil escolas com turmas de Ensino Médio no Brasil, cerca de 37,8% não possuem acesso à rede de esgoto e 0,7% não possuem energia elétrica. Do total de instituições que oferecem o ensino médio, cerca de 68,2% pertencem à rede estadual de ensino, enquanto 29% são instituições privadas. As redes federal e municipal respondem por 1,9% e 0,9%, respectivamente.
Além disso, 10,7% não têm acesso à rede pública de abastecimento de água, sendo os Estados do Acre, Amapá e Amazonas os que possuem a menor cobertura de abastecimento de água. Sobre o tratamento de resíduos, 95% contam com o sistema de coleta regular enquanto cerca de 5% descartam o lixo em outra área, enterram, queimam ou reciclam os resíduos sólidos.
No que diz respeito à estrutura de tecnologia aplicada à educação, o país contava em 2017 com 79,9% das escolas de ensino médio possuem laboratório de informática, mas 20,1% não possuem acesso a internet de banda larga e 8,7% não têm acesso a nenhum tipo de conexão com a rede mundial de computadores.
Os laboratórios de ciências estão presentes em menos da metade das escolas, estando ausente em 54,6% do total, enquanto 12% não possuem bibliotecas ou salas de leitura e 23,1% não contam com quadras esportivas cobertas ou descobertas.
LeiaJá também
--> PROCON-PE multa 11 escolas que descumpriram lista escolar
LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.