Fies: Veja como participar do programa

Para ser apto ao Fies, o candidato deve obter nota superior a 450 no Enem e não ter zerado a redação.

por Mariana Ramos | qua, 14/12/2022 - 10:03
Compartilhar:

 

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um dos métodos de acesso às instituições de ensino superior no Brasil com uso das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O Fies financia cursos de graduação não gratuitos para estudantes de baixa renda.

Para ser apto ao Fies, o candidato deve obter nota superior a 450 no Enem e não ter zerado a redação. Também é necessário ter uma renda familiar mensal bruta por pessoa, de até três salários mínimos.

O Fies atua com as instituições participantes do programa que tenham conceito maior ou igual a 3 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Os cursos que não tiverem avaliação no SINAES, mas que estejam autorizados para funcionamento pelo Ministério da Educação (MEC) também podem participar do programa.

O fundo possui uma escala de financiamento conforme a renda familiar do candidato. A taxa efetiva de juros do Fies é de 3,4% ao ano para todos os cursos. Há também a oferta de juros zero para os candidatos com requisitos descritos no edital.

Em 2023, o período de inscrição para participar do Fundo de Financiamento Estudantil começa no dia 14 de março e vai até o dia 17 do mesmo mês. Já o resultado final está previsto para sair no dia 21 de março.

| | | Link:
Compartilhar:

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando