Luiz Mendes

Luiz Mendes

Deixa que eu chuto

Perfil: Graduado em Jornalismo pela Faculdade Maurício de Nassau. Começou a carreira trabalhando em rádio e atualmente é editor de esportes do LeiaJá

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Quanto mais violento melhor

Luiz Mendes, | sex, 27/12/2013 - 11:14
Compartilhar:

Prestes a realização da “luta do ano”, a revanche entre Anderson Silva x Chris Weidman, volta aquela questão. MMA é esporte?

Em princípio sim. Existem regras, leis. E, em tese, a reunião de uma série de artes marcias e esportes. Taekwondo, Jiu-jitsu, judô, boxe, todas essas modalidades estão presentes nos eventos de luta. 

Que seja um esporte, mas ninguém pode negar que é violento. Estimula a violência? Talvez. Provavelmente ninguém vá sair distribuindo tapas pela só porque assistiu uma luta do UFC pela televisão. Há outras pessoas que vão querer fazer algo parecido e até se matricular em uma academia para praticar finalizações e outras coisas.

O que espanta é que a popularização dos eventos de MMA traz à tona a incrível crueldade humana. Eu, que sou crítico da prática, já me peguei passando muito tempo assistindo trechos de lutas ao zapear pelos canais de TV por assinatura. Existe um encanto inexplicável pelo sofrimento alheio.

Os fãs não querem lutas rápidas. Um soco e acabou. Querem que os cambates durem o maior tempo possível, com os adeversários deferindo o maior número possível de golpes no outro. Sangue e rostos desfigurados. Preferencialmente em câmera lenta e por vários ângulos diferentes.

“Os gladiadores do século 21” é a alcunha dada aos que estão dentro do ringue. Na Roma Antiga, os gladiadores eram escravos da burguesia que eram treinados para lutarem até a morte apenas para o entretenimento dos nobres. Há semelhança com os combates atuais. Deve ser apenas coincidência que as torcidas organizadas de futebol ofereçam treinamento de Muay Thai aos seus integrantes. 

A sociedade brasileira está violenta e impressiona ver famílias reunidas em frente ao televisor assistindo ao banho de sangue, gritando, vibrando, porque um homem está batendo no outro. Desculpa, mas eu não é normal ver alguém acertar o nariz do outro com o cotovelo e ficar rindo disso.

3 dentro

- Santa Cruz. Diretoria tricolor acertou ao renovar o contrato do principal jogador do time nos últimos três anos. O goleiro Thiago Cardoso ficará no Arruda até 2015. A parte estranha da negociação é que a torcida precisará comprar camisas para saldar antigas dívidas com o atleta.

- Beach Soccer. O bairro do Pina recebe vários eventos da modalidade nesse fim de ano. Depois da Copa das Nações, vencida pelo Brasil no último final de semana, o espaço ainda receberá uma competição de clubes locais e novamente um torneio internacional. 

- Fifa. Não é todo mundo que pode tocar na taça da Copa do Mundo. Além dos campeões mundiais, só pessoas autorizadas e de luvas podem manuseá-la. Em uma ação de um patrocinador, foi autorizado que pessoas cegas pudessem tocar e saber como é o troféu. 

3 fora

- STJD. A 40ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2013 será realizada nesta sexta-feira, pós natal. Portuguesa, Vasco, Fluminense e Flamengo lutam por vagas na Série A do próximo ano. A corda arrebentando do lado mais fraco, teremos a lusa na segunda divisão em 2014.

- Lisca. A fama de maluco do novo treinador do Náutico não é à toa. Nunca vi um técnico divulgar na imprensa quais são os jogadores que estão negociando com o clube. O gaúcho fez isso essa semana. Tomara que a atitude não atrapalhe na hora de assinar os contratos dos novos atletas.

- TCN. O programa Todos Com a Nota foi confirmado para 2014. Com isso os clubes permanecem reféns das decisões do governo do estado em relação a jogos na arena, a FPF continuará anunciando públicos fantasmas e os cambistas estão com os empregos garantidos. 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando