SDS reforçará segurança durante o Carnaval

Serão 35.829 divididos entre policiais civis, militares, científicos e bombeiros

por Anderson Souza | sex, 03/02/2012 - 20:02
Compartilhar:

 

A partir deste domingo (5), com o bloco Virgens de Verdade, em Olinda, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) inicia o esquema de segurança para o Carnaval 2012 no Estado. Intitulada “Carnaval no Ritmo da Paz”, a campanha lançada na manhã desta sexta-feira (3), será apoiada pelo Tribunal de Justiça, que julgará casos de menor potencial ofensivo durante os dias de folia.

O efetivo será formado por 35.829 profissionais, entre policiais militares, civis, científicos e bombeiros, o que representa um incremento de 19% em relação ao ano passado. De acordo com o secretário Wilson Damázio, serão usadas 2.421 viaturas nos dias da operação, que segue até o próximo dia 26. Segundo ele, a segurança do folião também será feita com a ajuda das 268 câmeras de videomonitoramento, que são coordenadas pelo Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods). A campanha ainda terá uma cartilha com recomendações de segurança e telefones de delegacias para orientar a população.  

Para o desfile do Galo da Madrugada, o efetivo policial será de 5860, entre policiais civis, militares, científicos e bombeiros. Um helicóptero e 68 câmaras auxiliarão a ação da polícia. A secretária preparou uma cartilha que vai orientar o folião no período dos festejos de carnaval. No total, foram produzidos 50 mil exemplares contendo informações sobre medidas de segurança e pontos de apoio da polícia.

Confira o esquema de segurança montado para os dias de folia:

Virgens de Verdade - Para este domingo (5), o desfile do bloco Virgens de Verdade - Abraça Brasil, contará com 1.350 policiais militares, entre Batalhão de Trânsito, Rádio Patrulha, Choque, Polícia Montada, Cães, entre outros. Já a Polícia Civil vai disponibilizar 88 policiais, quatro delegacias de plantão e uma móvel, enquanto o Corpo de Bombeiros estará com 93 homens, plataformas de observações e embarcações.

Galo da Madrugada - No Galo da Madrugada, sábado dia 18, terá um esquema especial. Serão 5.860 profissionais, entre policiais civis, militares, científicos e bombeiros. Oito embarcações dos bombeiros também vão apoiar o efetivo durante o desfile. O poder judiciário vai funcionar no prédio do Banco do Brasil, na Avenida Dantas Barreto.

Outros dois postos de Comando Integrado também estão prontos para a folia, sendo um no Fórum Thomaz de Aquino e outro na Assossiação de Polícia Ferroviária Federal. Para cada ponto, promotores, defensores públicos e funcionários do Tribunal estarão de plantão para resolver os casos de menor poder ofensivo. Além de um delegado e uma equipe própria para solucionar possíveis problemas e dar apoio ao judiciário. As audiências vão acontecer de 13h às 21h

Olinda - Já na cidade de Olinda, além das câmeras de monitoramento terão 1.043 de profissionais de segurança entre os dias 18 e 22 de fevereiro. O Sítio Histórico terá plataformas de policiais e também de bombeiros para facilitar o resgate da população. Na madrugada do domingo de carnaval, quando sai o Homem da Meia-Noite, a Polícia Militar vai mobilizar 250 agentes. Quatro delegacias especializadas vão funcionar na Casa da Cidadania, e a Delegacia do Turista na Praça do Carmo. Além dessas, a Delegacia do Varadouro estará de plantão.

Recife - Serão 1.500 policias militares que ficarão espalhados nos polos do centro da cidade e também nos descentralizados. Dentre eles, estão 1.283 de policiais civis e 671 do Corpo de Bombeiros. No esquema de segurança, oito delegacias estão de Platão na capital do Estado nos dias de folia.

| | | Link:
Compartilhar:
Carregando