Faleceu, neste sábado (3), em São Paulo, o ator Oswaldo Loureiro Filho, de 85 anos. Sua morte ocorreu em decorrência do Alzheimer, e, com ela, deixou para trás uma filha e três netos. Ao longo da vida, acumulou trabalhos no teatro, no cinema e na TV, num total de mais de 140 peças e mais de 20 novelas na Rede Globo, como os sucessos ‘Roque Santeiro’ (1985) e ‘Que Rei Sou Eu?’ (1989).
O ator nasceu no Rio de Janeiro, em 24 de julho de 1932, e iniciou sua carreira artística ainda jovem, em 1944, aos 12 anos, em filmes como ‘O Brasileiro João de Souza’, ‘É Proibido Sonhar’ e Romance Proibido’, todos do mesmo ano. No teatro, seu primeiro trabalho foi na peça ‘Vestido de Noiva’, de Nelson Rodrigues, em 1955. Já nos anos 1980, Oswaldo se mostrou engajado na luta sindical pelo reconhecimento da sua profissão e da liberdade de expressão, e chegou a ser presidente do Sindicato dos Artistas.
Seu último trabalho no teatro foi em 2001, em ‘A Resistível Ascensão de Arturo Ui’, enquanto na TV, sua última novela foi ‘A Lua Me Disse’, em 2005, na qual interpretou o deputado Boaventura. Além da carreira de ator, Oswaldo também se aventurou como diretor, e dirigiu óperas, shows musicais e de humor.
LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.