O programa Opinião Brasil desta segunda-feira (03) debate a eutanásia, que ainda é um assunto polêmico, dividindo opiniões na sociedade. A eutanásia é uma forma de 'apressar' a morte de um doente incurável, sem que esse sinta dor ou sofrimento. A ação é praticada por um médico com o consentimento do paciente ou de sua família, em alguns casos. Para debater o assunto, o apresentador Thiago Graf recebe o Presidente da Comissão de Direito e Saúde da OAB de Pernambuco, Eduardo Dantas, e o médico cirugião e professor de bioética da Uninassau, Josimário Silva.
Sobre a eutanásia no Brasil, Josimário Silva explica que "esse procedimento não é legalmente, nem medicamente, aceito. Por isso, não deve ser praticado. A eutanásia seria a facilitação da morte de alguém que tem alguma doença incurável, por exemplo".
Durante esta edição do Opinião Brasil, o público ainda vai conhecer as questões legais que compreendem este tema. Hoje, no país, a eutanásia é entendida como crime de homício, passiva de pena prisional. Sobre a possibilidade de flexibilização da lei que previe o procedimento como ato ilegal, Eduardo acredita que não há necessidade de tal medida. "Se formos tratar de eutanásia, é preciso fortalecer o conhecimento e, principalmente, as informações sobre os riscos", complementa Dantas.
Confira todos os detalhes do programa no vídeo. O Opinião Brasil é apresentado por Thiago Graf e exibido toda semana no Portal LeiaJá.
LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.