Férias com sabor e versatilidade na cozinha

Cesar Santos, | sex, 11/01/2013 - 14:27
Compartilhar:

Você já parou para pensar nas mil e uma possibilidades de cozinhar com mandioca e carne de sol? Considerados dois ícones na cozinha dos pernambucanos, a versatilidade destes insumos chama atenção para a gama de receitas que podem ser boas aliadas na hora de receber amigos e até dar um upgrade no cardápio trivial. Por exemplo, ao invés de servir a macaxeira em sua forma mais comum de cozimento (em água e sal), acompanhada com a carne de sol frita, que tal experimentar outras preparações?

Coringa na gastronomia pernambucana, a mandioca, macaxeira ou aipim – o nome muda de acordo com cada região do País – pode ser empregada em bolos, pudins purês ou pratos salgados, cozidos com carnes, aves ou frutos do mar. Ela também empresta às preparações sua textura macia e aveludada e ainda pode ser transformada em goma, utilizada para a elaboração de massa de tapioca. Já a carne-de-sol, também conhecida como carne-do-sertão, é salgada e seca ao sol e ao vento, o que mantém sua cor avermelhada. Nem tão carregada de sal quanto à carne de charque, mas necessitada dos mesmos cuidados na hora de escaldar (ou dessalgar, como queira), é necessário deixá-la de molho por algum tempo, trocando sua água por várias vezes. 

E, já que estamos em tempo de descanso, que tal dar férias para as práticas convencionais e colocar a mão na massa para preparar uma receita saborosa e diferenciada? O mini-hambúrguer Sol Triunfal é uma criação que intercala a tapioca assada com o hambúrguer de carne de sol, ovo, coentro, cebolinho, pimenta de cheiro e queijo coalho. A dificuldade de preparo é inversamente proporcional ao sabor, resultando um lanche delicioso para o período da tarde, na hora de receber amigos ou, até, aquela visitinha inesperada. Lembre-se, a grande dica é dessalgar a carne com cuidado para não pecar no teor de sal, e bom apetite!

Mini-hambúrguer  “Sol Triunfal”

Porção: 6 pessoas

Ingredientes
½ kg de carne de sol ( dessalga e moída)
2 cebolas raladas ( pequenas)
3 dentes de alho picadinho
1 ovo inteiro
2 ramos de cebolinha picada
2 ramos de coentro picado
300 g de queijo coalho
1 pimenta de cheiro picada

 

Modo de preparo
Em uma tigela, junte todos os ingredientes e mexa bem até que todos os insumos estejam  bem misturados. Molde este preparo em uma forma redonda na espessura de um dedo. Reserve

  

Para a tapioca:

½ kg de goma de tapioca (já peneirada)
Sal a gosto
300 g de queijo coalho

 

Modo de preparo II:
Leve ao fogo uma frigideira teflon e deixe esquentar. Com uma peneira,  vá peneirado a goma de tapioca até formar um disco , deixe cozinhar dos dois lados.   Depois de todos os discos prontos, use um aro pequeno e corte em pequenos círculos. Reserve


Montagem:
Lamine o queijo coalho em fatias grossas, com o mesmo aro que cortou as tapiocas. Com a chapa quente vá chapeando os hambúrgueres e o queijo. Na medida em que for ficando pronto, vá montado os hambúrgueres: primeiro começa com a tapioca, depois o hambúrguer e o queijo. Finalizar com a tapioca , para decorar, a dica é utilizar  fios de batata doce. Sirva.

 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Carregando