O Google lançou nesta terça-feira (22), através de sua plataforma de música em streaming Google Play, uma estação de rádio gratuita com publicidade, somando-se à disputa do mercado de música em streaming.
Cerca de um ano depois de ter comprado o site de música online Songza, o Google concebeu sua rádio em streaming seguindo o mesmo modelo - escutar música em função dos gostos, dos estados de ânimo ou da atividade do momento. Para isso, a empresa lançou duas ofertas deste serviço, que por enquanto só está disponível nos Estados Unidos.
A primeira, sem publicidade, é reservada aos assinantes do Google Play, que pagam 9,99 dólares por mês. Os usuários que não assinam o serviço terão acesso gratuito à mesma rádio, mas com publicidade. A novidade está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.
O novo serviço de rádio online chega para competir diretamente com outras rádios na internet, como Pandora e Sirius XM, além de serviços de música em streaming como Spotify e Apple Music, apresentado no início desse mês pela fabricante do iPhone.
No contexto do recente conflito entre a Apple e a cantora Taylor Swift sobre as condições de remuneração dos artistas em seu novo serviço de streaming, a Google deixou claro que os artistas cuja música seja transmitida em sua nova rádio online serão remunerados. "Esta rádio propõe uma nova maneira de encontrar música que lhes corresponda - e dá aos artistas outra oportunidade de receber uma remuneração", afirmou a Google em seu blog oficial. Vários atores disputam o ultracompetitivo mercado da música em streaming, como Deezer, Rhapsody, Rdio e Tidal.
LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.