A Secretaria de Saúde do Recife divulgou, na manhã desta segunda-feira (13), as ações que serão desenvolvidas durante o Carnaval Multicultural 2012. Na ocasião, foi anunciado um reforço de 700 funcionários da área de saúde, que trabalharão durante os dias de festa e no período que antecede o carnaval. A operação ainda contará com 22 ambulâncias, seis postos de saúde, quatro postos para realização de testes rápidos de Aids, distribuição de camisinhas e dois helicópteros.
De acordo com o secretário de saúde Gustavo Couto, a operação funcionará de forma integrada e multidisciplinar, focando na prevenção e no atendimento clínico. “A melhor forma de evitar maiores problemas é prevenir. Por isso, a hidratação durante todos os dias de festa é essencial”, orientou. Serão desenvolvidas iniciativas para a redução de danos, conscientização do público sobre o consumo de bebidas alcoólicas, drogas, e contaminação de doenças sexualmente transmissíveis.
A novidade da secretaria para este ano são as barreiras sanitárias, que na próxima sexta-feira (17) serão instaladas em nove pontos de acesso ao desfile do Galo. O objetivo é impedir a circulação de alimentos impróprios para o consumo humano. “Teremos 150 profissionais distribuídos pelas barreiras que irão impedir a circulação de bebidas caseiras, água em saco, gelo em escama, salsicha, queijo, entre outros”, explicou a Diretora da Vigilância da Saúde, Adeilza Ferrais.
A operação contará com o apoio da polícia, Guarda Municipal, Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa). Os fiscais trabalharão junto a ambulantes, estabelecimentos comerciais, camarotes e trios elétricos.
Samu – Entre os dias 17 e 23 de fevereiro, sempre das 19h às 7h, um posto avançado de saúde estará montado nas proximidades do Marco Zero, na avenida Alfredo Lisboa, em frente ao Armazém 10, localizado no bairro do Recife. Segundo Leonardo Gomes, Diretor Geral do SAMU Metropolitano Recife, no dia do desfile do Galo da Madrugada serão disponibilizadas cinco postos avançados, distribuídos pelo percurso do bloco, funcionando das 7h às 19h.
As unidades estarão localizadas na Praça Sérgio Loreto, Pátio do Carmo, na rua 1° de Março, rua do Sol e em frente ao Edifício San Rafael, na avenida Dantas Barreto. “Cada unidade contará com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas do SAMU, totalizando 20 profissionais por plantão”, contou Leonardo.
No dia do desfile, todos os postos terão suporte de uma ambulância básica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/Recife). Na Praça Sérgio Loreto, dois veículos estarão de prontidão, sendo um equipado com UTI móvel. O esquema ainda contará com o suporte de dois helicópteros.
Prevenção - Um estande para a realização de testagem rápida de detecção do HIV será montado no Pátio de São Pedro, no bairro de Santo Antônio, Zona Central do recife. Estruturas semelhantes serão instaladas na Praça do Arsenal – ao lado da Torre Malakoff, bairro do Recife, e nos bairros de Jardim São Paulo e Ibura. O resultado do teste sai em até uma hora e, caso seja positivo, o usuário será encaminhado para o serviço adequado. Os estandes funcionam das 18h à meia-noite.
Copa do Mundo – Durante o desfile do Galo da Madrugada representantes do Governo Federal e das cidades e Estados sede do Mundial de 2014 estarão no Recife para observar o funcionamento dos serviços de saúde em um grande evento de massa. “Nossa operação funcionará como teste para a Copa do Mundo que acontecerá no Brasil. Por conta disso, todos os olhos estarão direcionados para nossa cidade”, pontuou o secretário.