Sabonete íntimo em excesso pode causar inflamações

Há possibilidade de mudanças no pH natural do local, que exerce a função de defesa contra infecções

por Jameson Ramos | seg, 22/01/2018 - 14:14
Compartilhar:

 

Foto: Pixabay O excesso do sabonete causa uma alteração na flora vaginal O excesso do sabonete causa uma alteração na flora vaginal

Muitas mulheres vêem nos sabonetes íntimos uma única forma de conseguir uma real higienização de sua vagina. No entanto, de acordo com o ginecologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Fernando Moreira de Andrade, seu uso diário não é recomendado como muita gente imagina. A mudança na flora vaginal é o peso para essa afirmação médica.

O alerta é direcionado à possibilidade de mudanças no pH natural do local, que exerce a função de defesa contra infecções. Andrade explica que estes produtos, em uso diário, podem alterar a flora vaginal e, assim, propiciar um processo inflamatório.

Nos casos de uso excessivo, alguns sintomas podem caracterizar a inflamação e infecção. "Vermelhidão, ardor e corrimentos são sinais de desiquilíbrio devido à eliminação das bactérias que ajudam na defesa da vagina", complementa o médico. Segundo o ginecologista, quando são detectados sintomas de desequilíbrio da flora é importante comunicar o especialista, a fim de auxiliar no diagnóstico.

O médico lembra que, além do uso ponderado, o modo de aplicar o sabonete é outro ponto importante. "A aplicação nunca deve ser interna, pois apresenta produtos químicos, que podem irritar a mucosa. A higiene deve ser igual à feita com o sabonete em barra", reforça Andrade.

Com informações da assessoria

 

| | | Link:
Compartilhar:

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando