Inteligência artificial vai ajudar a diagnosticar psicose

Computadores vão ajudar médicos e especialistas a identificar possibilidade de desenvolvimento da doença previamente

por Wagner Silva | ter, 23/01/2018 - 16:40
Compartilhar:

 

Pesquisadores utilizaram inteligência artificial (IA) para prever o risco do desenvolvimento de psicose em pessoas. A ferramenta pode contribuir com a prevenção e tratamento de doenças neurológicas, de acordo com a IBM, desenvolvedora da tecnologia. Os estudos começaram a ser realizados em 2015 com 59 voluntários e a IA conseguiu diagnosticar previamente a doença com 83% de precisão.

As conversas dos pacientes foram transcritas e inseridas no software, que determinava o quão essas falas eram coerentes e atribuíam uma pontuação. Após a análise, a máquina determinava quem tinha propensão a desenvolver psicose e quem estava livre do risco. “Acreditamos que é um passo significativo no desenvolvimento de uma ferramenta para pesquisadores, médicos e pacientes envolvidos com a neuropsiquiatria. É uma forma de trabalhar o diagnóstico mesmo estando fora do ambiente hospitalar”, afirmou o criador da pesquisa Guillermo Cecchi.

De acordo com Cecchi, o resultado da pesquisa pode contribuir com pesquisas sobre outros males mentais, como depressão, mal de Alzheimer, mal de Parkinson e síndrome do pânico.

| | | Link:
Compartilhar:

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando