Chegou a quarta-feira: médico dá dicas contra a ressaca

Às vezes, um café quente, um bom banho e bastante hidratação minimizam esses sintomas de pós-intoxicação alcoólica

por Pedro Oliveira | qua, 22/02/2023 - 06:00
Compartilhar:

 

A ingrata Quarta-feira de Cinzas chegou e depois de horas de muita curtição, o que fazer para encarar o cansaço e a ressaca do Carnaval? Ivan Paiva, coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Salvador, diz como escapar do mal-estar pós-folia.

Uma folia consciente pode ajudar a não ter a ressaca. O consumo de álcool em excesso pode causar desidratação.

“O ideal é evitar bebidas com um teor alcoólico muito alto, porque às vezes a pessoa que está ingerindo esse tipo de bebida mesmo ao parar por estar se sentindo mal ainda tem uma quantidade de álcool no estômago a ser absorvida. Então, é bom sempre conferir o teor alcoólico na embalagem da bebida. Uma cerveja costuma ter 5%, mas há algumas que chegam a ter 10%, o vinho já tem de 10 a 12% de álcool. Existem bebidas que têm 30 a 40%, que é uma concentração de álcool muito grande”, alerta.

E se beber?

Uma vez que acordou com mal-estar no dia seguinte (a famosa ressaca), o ideal é se hidratar bastante, fazer uma alimentação leve e se medicar para dor de cabeça com uma medicação que seja do uso habitual da pessoa, recomenda.

Segundo ele, às vezes, um café quente, um bom banho e bastante hidratação minimizam esses sintomas de pós-intoxicação alcoólica, mas é preciso observar as reações do corpo.

“Se a pessoa tiver uma dor de cabeça muito forte, vômito, o recomendável é procurar um serviço de saúde para investigar se é só isso ou se há algum outro problema de saúde associado”, ressalta.

Ele lembra, por exemplo, que quem tem epilepsia não pode beber e muitas vezes bebe e acaba desenvolvendo uma crise convulsiva. Por isso, é preciso no dia a dia ter cuidado com a saúde.

Com informações da assessoria

| | | Link:
Compartilhar:

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando