Golpe no Facebook promete acesso a vídeo de prisão de Lula

Caso clique no link para assistir ao vídeo, usuário instala um vírus em seu computador

por Nathália Guimarães | sex, 26/01/2018 - 15:41
Compartilhar:

 

Uma campanha maliciosa propagada no Facebook na manhã desta sexta-feira (26) tem sido usada para disseminar a instalação de um código malicioso. Para chegar até as vítimas, os criminosos usam posts patrocinados utilizando o nome do portal de notícias IG. A mensagem oferece um suposto vídeo da prisão do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), que foi julgado e condenado em segunda instância nesta semana.

Ao clicar no link para supostamente assistir ao vídeo prometido, o usuário é direcionado para o download de um arquivo que, ao ser executado, instalará um típico trojan bancário no seu computador.

"Os cibercriminosos brasileiros costumam usar temas que estão na mídia, onde há muita repercussão, explorando a curiosidade das pessoas que querem se informar para assim disseminar códigos maliciosos", afirma o analista sênior de segurança da Kaspersky Lab, Fabio Assolini.

O suposto vídeo da prisão do presidente Lula – na verdade um arquivo executável – estava hospedado em um site governamental, da prefeitura de uma cidade do Rio Grande do Sul. Após serem alertados pela equipe da Kaspersky Lab, o documento foi removido do ar.

Para se proteger, a Kaspersky Lab recomenda que os usuários de redes sociais contenham a curiosidade em relação à temas populares, evitando clicar em links de notícias sensacionalistas. O uso de um bom programa antivírus também ajuda a barrar o download de arquivos maliciosos distribuídos por redes sociais.

LeiaJá também

--> Golpe no WhatsApp promete conta grátis no Spotify

| | | Link:
Compartilhar:

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando