Fruta da oliveira a azeitona pode ser verde ou preta. Este nobre condimento já beneficiava a humanidade em 3.000 a.C. , e é com certeza a planta mais antiga conhecida por nossa civilização, com um sabor peculiar que encanta os paladares mais exigente em todo mundo.
O azeite de oliva possui em sua composição uma lista enorme de nutrientes importantes como: ômega 6, ômega 9, vitamina E, antioxidante do grupo dos fenóis (esqualemo, beta-sitosterol, apigenina, hidroxitirosol, tirosol, oleuropeína e luteolina). O resultado de todos esses compostos de fitonutrientes no nosso corpo é que vai nos dar capacidade de melhorar os níveis de colesterol sanguíneo, aumentando o colesterol bom (HDL) e diminuindo as taxas do colesterol ruim (LDL).
Estudos mostram que a população do mediterrâneo já se beneficiava das suas propriedades, pois utilizam o azeite como base na sua dieta, por este motivo esta população é conhecida como a que tem os menores índices de doenças crônico-degenerativas (diabetes, doenças cardiovasculares, câncer, Alzheimer, Parkinson e outras demências).
Os benefícios só são aplicados no azeite extra virgem que não são refinados, por isso procurem sempre olhar os rótulos com muita atenção.
Outros cuidados que devemos ter: Na compra – prefira as embalagens de vidro escuro e com pouco tempo de fabricação. No armazenamento - Não deve ficar exposto a luz. Na hora de consumir – Preferencialmente natural sem ser aquecido.
LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.