Antônio Campos

Antônio Campos

Território da Palavra

Perfil: Escritor, advogado, imortal da Academia Pernambucana de Letras e curador da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto).

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Gigantes do Inconsciente

Antônio Campos, | ter, 25/10/2011 - 11:23
Compartilhar:

A psicanálise humana é uma linha que abarca apaixonados e contrariados. O cenário é comum, mas, desde 2010, o assunto vem recebendo críticas ferrenhas de uma grande quantidade de autores, sendo a França palco principal dos conflitos. Os psicanalistas Freud e Lacan são alvos da historiadora francesa Elisabeth Roudinesco nas obras “Lacan, a despeito de tudo e de todos” e “Freud, mas por que tanto ódio?” (Editora Zahar), que acabam de chegar ao Brasil.

Os ânimos começaram a se agitar ainda mais depois que a filha de Lacan, Judith Miller, junto com seu marido, Jacques Alain-Miller, processou a autora por difamação, exigindo uma multa de 15 mil euros. A causa? Um registro do livro onde Elisabeth diz que Lacan foi enterrado na França sem ter os dois desejos obedecidos: ser sepultado, em uma cerimônia católica, na Itália. Segundo a filha do psicanalista, ele descrevia-se como agnóstico. O Tribunal de Grande Instância de Paris se encarregará de discutir o caso no dia 16 de novembro. Anos depois de suas mortes, os gigantes da psicanálise ainda alimentam discussões.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando