Estive por dois dias em São Paulo, esta semana, debatendo o projeto de lei da Responsabilidade Educacional. Entre os compromissos, um encontro promovido pelo Todos pela Educação e um almoço na sede da Abril Cultural. Entre os presentes, estavam os executivos da editora Roberto Civita e Fábio Barbosa, além de Marcos Magalhães (presidente do ICE), Norman Gall (Instituto Fernando Braudel) e Pedro Villares (Instituto Natura), entre outras personalidades.
O país precisa dessa lei, porque vive um apartheid educacional entre as crianças que estudam na escola privada e as que estudam na escola pública, e as vítimas dessa engrenagem perversa não percebem o que está acontecendo.
Como não há pressão social para melhorar a escola pública (nunca vi uma pesquisa em que a população apontasse a baixa qualidade da educação como um problema), é necessário que exista uma regulação para pressionar governantes a se comprometerem com tal objetivo.
Os contatos que fiz em São Paulo foram muito bons e acredito que teremos um amplo apoio dos meios de comunicação e da sociedade civil para aprovamos um projeto condizentes com as necessidades do Brasil.
LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.