Humberto Costa

Humberto Costa

Papo Político

Perfil: Médico, jornalista, ex-ministro da saúde e hoje senador por Pernambuco, Humberto Costa atua como líder do PT e do bloco de apoio ao governo no Senado Federal.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

O sucesso da presidente Dilma no cenário internacional

Humberto Costa, | qua, 07/12/2011 - 01:19
Compartilhar:

Semana passada, a Revista  New Yorker, uma das mais conceituadas e importantes publicações norte-americanas, publicou perfil de 14 páginas sobre a presidenta Dilma Rousseff. Foi mais um exemplo do destaque que a presidenta vem obtendo no cenário internacional. Para não falar da capa da Newsweek em setembro, intitulada “Não mexam com Dilma”, entre outros exemplos. Boas análises, em revistas de renome.

Outra publicação prestigiada, a revista Foreign Policy, incluiu a presidente entre os 100 pensadores mais influentes do mundo em 2011. Dilma foi apontada como a “Poderosa Voz do Novo Sul Global”. A presidenta ficou em 42º lugar em uma lista que engloba os principais líderes mundiais.  

Todas essas reportangens vem a confirmar algo que foi objeto de discurso que fiz também na semana passada, no plenário do Senado Federal:  o destaque que a presidente Dilma vem obtendo no âmbito internacional.  E esse sucesso está nas ações de governo que estão dando certo,bem como na condução transparente e democrática da política nacional.

O jornalista Nicholas Lemann, que assina o perfil de Dilma na New Yorker, considerou o “Brasil sem Miséria” a primeira grande iniciativa de Dilma na Presidência da República para reduzir a pobreza no país. A publicação enfatizou ainda as medidas acertadas do governo para manter o alto crescimento econômico, diferentemente do que vem ocorrendo nos Estados Unidos e na Europa; e a liberdade política, como não ocorre na China.

Especializada em política internacional, a Foreign Policy fez uma leitura da inversão de papeis do governo brasileiro. Segundo a publicação, a presidenta conseguiu inserir o Brasil nos esforços internacionais para resolver a crise fiscal da Zona do Euro,  diferentemente do papel de nação suplicante desempenhado há decadas.

Infelizmente, enquanto todo o mundo reconhece as importantes ações encabeçadas pela presidenta, a oposição ao governo permanece sem rumo, sem propostas e sem ideias para o Brasil. A crítica construtiva é fundamental, a apresentação de novas propostas ao país só vem a contribuir, mas o achincalhamento e o repertório superficial e monocórdico que a oposição assume desde o início do ano se perde no vazio.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando