Humberto Costa

Humberto Costa

Papo Político

Perfil: Médico, jornalista, ex-ministro da saúde e hoje senador por Pernambuco, Humberto Costa atua como líder do PT e do bloco de apoio ao governo no Senado Federal.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Políticas de prevenção a doenças devem ser prioridade na saúde pública

| seg, 19/12/2011 - 20:02
Compartilhar:

Investir e incentivar práticas de prevenção a doenças é uma das formas mais baratas, eficazes e “menos dolorosas” de melhorar a qualidade de vida e cuidar da saúde das pessoas. Foi com esse entendimento que criei o programa Academia da Cidade, quando era secretário da Saúde do Recife, ainda na gestão do ex-prefeito João Paulo. Muitos cidadãos pernambucanos já conhecem e tiveram oportunidade de usufruir desses espaços públicos, onde eles podem fazer ginástica, aeróbica, dança, praticar capoeira, jogos esportivos, dentre outras atividades.

A Organização Mundial de Saúde recomenda a prática de 30 minutos de atividade física cinco dias por semana. O combate ao sedentarismo e a redução do sobrepeso é fundamental na prevenção de doenças como a diabetes e a hipertensão, para não citar outras que acometem cada vez mais as sociedades ocidentais contemporâneas.

Reconhecendo a importância de conscientizar e oferecer as condições para que a população se cuide e se previna dessas doenças, o governador Eduardo Campos estendeu o programa para todo o estado de Pernambuco, tendo iniciado essa expansão quando eu era secretário estadual das Cidades. Este ano, foi a vez da ação se tornar nacional, na gestão da presidenta Dilma Rousseff, com a Academia da Saúde.

Essas iniciativas demonstram não somente o reconhecimento do mérito e eficácia do programa, como também o interesse comum das gestões municipal, estadual e federal de trabalhar na prevenção de doenças.  Hoje, alguns dados são preocupantes e sabemos que precisamos mudar essa realidade. Segundo o Ministério da Saúde, 16,4% dos brasileiros adultos são fisicamente inativos. Em 2010, quase metade da população adulta estava acima do peso, sendo que 15% estavam obesos.

O programa Academia da Saúde faz parte de um plano mais amplo lançado este ano pela presidenta Dilma, o de Ações Estratégicas para o Enfrentamento de Doenças Crônicas não Transmissíveis no Brasil. A meta é alcançar 4 mil academias em todo o país até 2014. Mas nesse primeiro momento já foram selecionados 2 mil polos em 1.828 municípios, sendo 73 unidades em Pernambuco.

Nesta segunda-feira, 19 de dezembro, tivemos a oportunidade de acompanhar o ministro Alexandre Padilha, na inauguração da primeira academia de Pernambuco que faz parte do programa federal. Ela beneficiará a Comunidade do Chié, em Campo Grande, Recife. Foi a 24ª da capital e 110ª do Estado, numa demonstração de que estamos todos trabalhando para uma cidade mais saudável e no caminho da prevenção. 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando