Raul Henry

Raul Henry

Contraponto

Perfil: Economista, com mestrado em Gestão Pública pela UFPE, Raul Henry foi vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura e Esportes do Recife. Ocupou também os cargos de secretário de Educação e Cultura, e de Planejamento de Pernambuco. Foi deputado estadual e hoje está no segundo mandato de deputado federal pelo PMDB.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

É preciso investir em Educação Infantil

Raul Henry, | ter, 06/03/2012 - 11:05
Compartilhar:

 

Na próxima sexta-feira (9), viajarei a Boston para um curso de uma semana, na Universidade de Harvard, sobre Educação Infantil.

No Brasil, o debate sobre esse tema está apenas começando. Mas, na comunidade internacional já existe uma grande quantidade de estudos atestando a importância decisiva dos cuidados adequados nessa fase da vida.

Quando uma criança de 0 a 3 anos é submetida a uma elevada exposição ao estresse, ela sofre lesões irreversíveis na formação do seu sistema nervoso central. Por outro lado, há um trabalho do economista americano James Heckman, que lhe conferiu o Nobel de Economia, que demonstra ser a educação infantil a política pública de maior retorno para uma sociedade.

De cada um dólar investido na idade de 0 a 3 anos, o retorno proporcionado por esse investimento é de sete dólares por pessoa até 26 anos de idade.  

Além das políticas de qualidade para o ensino fundamental e da reforma curricular do ensino médio, o Brasil também precisa olhar com mais cuidado a educação e a saúde da primeira infância.

Espero trazer novidades na volta!

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando