Humberto Costa

Humberto Costa

Papo Político

Perfil: Médico, jornalista, ex-ministro da saúde e hoje senador por Pernambuco, Humberto Costa atua como líder do PT e do bloco de apoio ao governo no Senado Federal.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Um olho cá e outro lá: novo ministro da Educação tem desafio de levar o que viu por aqui para todo o Brasil

Humberto Costa, | qui, 19/01/2012 - 15:08
Compartilhar:

A visita do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Aloizio Mercadante a Pernambuco, que aconteceu no início de janeiro, rendeu bons frutos para a tecnologia e, ao que parece, boas perspectivas também para a educação tecnológica no Estado, já que o petista assumirá na terça-feira (24) a pasta de Educação. Durante os dois dias que esteve cumprindo agenda no Recife - que eu acompanhei de perto, Mercadante conheceu uma série de profissionais e empresários do setor e visitou o Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), considerado um dos melhores do País - tendo demonstrado em diversos momentos grande interesse pelos projetos que estão sendo desenvolvidos na instituição que contam com o apoio da iniciativa privada, a exemplo da Motorola, da Nokia e de outras multinacionais. 

É com este novo olhar que a partir de fevereiro, já como ministro da Educação, o petista terá novos desafios. Conhecendo a estrutura de nossas universidades por dentro, ele poderá entender diferentes modelos de parcerias publico-privadas e buscar soluções para que nossos centros de ensino, espalhados por todo o País, possam formar profissionais cada vez mais qualificados.

“Qualificação” é, por sinal, a palavra que melhor define o trabalho que está sendo feito no CIn e na própria UFPE. O Centro de Informática ganhou no fim do ano passado o prêmio nacional da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) na categoria Instituição Científica e Tecnológica (ICT), recebendo uma linha de financiamento de R$ 500 mil para pesquisas e inovação, além de R$ 500 mil que haviam recebido em novembro por outra premiação regional. Estes reconhecimentos são, no entanto, apenas dois exemplos num mar de títulos conquistados anualmente por professores, estudantes e profissionais da casa. 

Além de três cursos de graduação (Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação), o CIn conta com mestrado e doutorado com conceito seis na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e oferece ainda especializações e pós-graduações em gestão de Tecnologia da Informação, disputadas não apenas por pernambucanos, mas por pessoas de todo o Brasil. 

Mercadante assumirá o Ministério da Educação encantado com o que viu na UFPE e, claro, com o objetivo de ampliar os bons exemplos e de fazer com que este nível de qualificação chegue a mais pessoas, em todos os níveis e setores de nossa economia. Além de continuar o trabalho de transformação na educação brasileira, a ideia deste novo governo é promover passos mais largos – abrindo novas portas para nossos profissionais e chamando a atenção de mais empresários e multinacionais.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando