Janguiê Diniz

Janguiê Diniz

O mundo em discussão

Perfil:   Mestre e Doutor em Direito, Fundador e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Exito de Empreendedorismo

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Desenvolvimento sustentável, investimento necessário

Janguiê Diniz, | qui, 06/06/2013 - 15:55
Compartilhar:

A Organização das Nações Unidas (ONU) afirma que é preciso investir 2% do PIB mundial para promover o desenvolvimento sustentável no planeta. Esse valor corresponde a cerca de 1,3 trilhões de dólares e seriam investidos todos os anos em dez setores essenciais, que vão da energia ao turismo.

Projetos como este foram apresentados pelo estado do Espírito Santo e, agora, por Pernambuco. O primeiro vai investir mais de R$ 6 milhões na elaboração de Planos de Mobilidade Urbana e em  projetos estruturantes, que  irão  abranger seis municípios  do estado. Já o segundo, pretende investir R$ 205 milhões originários de compensação ambiental dos diversos empreendimentos que estão sendo instalados no estado.

Para a ONU, entre os dez objetivos que o mundo poderia adotar para atingir o desenvolvimento sustentável estão a erradicação da pobreza extrema, incluindo a fome;  assegurar o aprendizado efetivo de todas crianças e jovens para a vida e a subsistência; alcançar a saúde e o bem-estar para todas as idades; melhorar os sistemas agrícolas e aumentar a prosperidade rural; tornar as cidades mais inclusivas, produtivas e resilientes; entre outras.

O desenvolvimento sustentável já é um assunto recorrente na sociedade mundial. A assiduidade das pautas de discussão está ligada diretamente a urgência e necessidade de se criar movimentos para equilibrar as ações desenvolvimentistas do homem e a preservação dos recursos naturais. Assim, pensar o desenvolvimento sustentável implica considerar a necessidade de recuperar o patrimônio natural, preservar os ecossistemas e definir o uso racional dos recursos, permitindo o equilíbrio socioeconômico e cultural.

Mundialmente, o consumidor brasileiro é menos preocupado com a preservação dos recursos naturais do que os consumidores dos países desenvolvidos. Nos EUA, ações de premiação para as empresas que agem sustentavelmente já alcança 50% da população consumidora. Essa relação fica ainda mais clara quando analisamos o percentual das pessoas que buscam os produtos ecologicamente corretos: nos países desenvolvidos esse número é de 39%, enquanto aqui, os percentuais é de 13%.

O papel da educação e da erradicação da pobreza é extremamente importante para atingir os objetivos propostos pela ONU. Um país que investe em educação, está investindo em desenvolvimento – econômico e sustentável.  É preciso criar e ter a consciência de que assegurar esse equilíbrio entre o desenvolvimento dos países e a preservação do meio ambiente, significa, acima de qualquer outro objetivo, garantir que nossos filhos, netos e bisnetos tenham condições mínimas de sobrevivência.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando