Magno Martins

Magno Martins

Política Diária

Perfil:Graduado em Jornalismo pela Unicap e com pós-graduação em Ciências Políticas, possui 30 anos de carreira e já atuou em veículos como O Globo, Correio Braziliense, Jornal de Brasília, Diário de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Foi secretário de Imprensa de Pernambuco e presidiu o comitê de Imprensa da Câmara dos Deputados. É fundador e diretor-presidente do Blog do Magno e do Programa Frente a Frente.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Freire sai derrotado

Magno Martins, | ter, 30/07/2013 - 00:10
Compartilhar:

PPS e PMN, finalmente, jogaram a toalha. Não será possível a fusão das duas legendas para criação da MD – Mobilização Democrática. Sai derrotado o presidente nacional do PPS, Roberto Freire, que batalhou efetivamente para o seu partido encontrar uma isca de crescimento efetivo e com isso virar atrativo para políticos inconformados nas suas atuais legendas.

No plano nacional, de imediato quem sai perdendo também é o ex-governador José Serra, de São Paulo, que esperava contar com a fusão para viabilizar sua migração do PSDB para outra legenda. Pré-candidato ao Planalto, o governador Eduardo Campos também se frustra, porque tão logo a fusão foi anunciada Freire e os principais dirigentes do PMN acenaram em apoio ao seu nome.

Freire chegou a dizer que mais de 70% dos deputados do MD estavam simpáticos ao projeto nacional de Eduardo. Vários fatores contribuíram para o desfecho negativo da fusão, mas a consulta que um dos partidos da base fez ao TSE questionando a legalidade de um novo partido originário da fusão, até o momento sem resposta por parte daquela corte, deixou deputados com uma pulga atrás da orelha.

Pairou a desconfiança de que a fusão era um tiro no escuro e por isso mesmo não houve uma correria de filiações como se esperava. A derrota de Freire e do PMN representa, consequentemente, uma vitória do Governo.

Que deve mirar agora sua metralhadora em direção à Marina Silva, para impedir que viabilize igualmente a sua Rede Sustentabilidade. Marina que se cuide, pois o tempo voa e seu prazo se expira em outubro. Se até lá, ela não criar a Rede terá que se abrigar em outra legenda se quiser de fato disputar à Presidência da República.                                                             

EXEMPLO DE FIDELIDADE– O presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchôa (PDT), garante que não existe a menor possibilidade do deputado Tony Gel deixar o DEM e migrar para o PTB em apoio à candidatura do senador Armando Monteiro Neto (PTB). “Nunca vi um político com maior grau de fidelidade do que Tony Gel. Veja que ele foi para a forca no primeiro e segundo turnos com Mendonça Filho. Precisa dizer mais alguma coisa?”, observou.

O PT mudou– O PT pernambucano está mais flexível. Ficou para trás o tempo em que para comandar o partido o pré-requisito básico era perfil de militante histórico. A corrente de Humberto Costa e João Paulo quer bancar o nome de Bruno Ribeiro, ex-assessor da TIM e atual assessor de Humberto. Sem uma folha de serviço, portanto, prestada ao partido.

Empate técnico– Conforme já foi levantado pelo Instituto Opinião em Arcoverde, em Afogados da Ingazeira Dilma e Eduardo também aparecem empatados na corrida presidencial. O governador aparece com 34,3% contra 30,4% da presidente, enquanto José Serra, em terceiro, tem 7% e Marina, em quarto, 4,8%. Em último, o tucano Aécio Neves, tem apenas 1,5%.

Armando lidera– Já para o Governo do Estado, se repetem praticamente os mesmos percentuais de Arcoverde: o senador Armando Monteiro Neto (PTB) lidera com 24,5% das intenções de voto, em segundo aparece João Paulo (PT) com 6,5% e João Lyra Neto vem em seguida com 3,5%. Já o ministro Fernando Bezerra tem 2,8% e Júlio Lóssio (PMDB) 1%.

Sai federal– Aliado histórico, militante por cerca de 30 anos nos quadros do PDT, o empresário Kiko Beltrão rompeu com o prefeito de Caruaru, José Queiroz, e será candidato a deputado federal para bater de frente com o deputado Wolney Queiroz, herdeiro político do prefeito e candidato a reeleição. Kiko tem inserção também na região do Agreste.

CURTAS

ACREDITE SE QUISER– Os deputados Sílvio Costa (PTB) e Tony Gel (DEM) conversaram demoradamente, ontem, num almoço, mas negaram que tenham tratado de secessão estadual e da candidatura de Armando Neto a governador.  O encontro foi flagrado por este blogueiro, que é daqueles que não acreditam em Papai Noel.

PESQUISA– Pelo menos 20 Estados já confirmaram nova paralisação dos médicos, hoje. A categoria volta às ruas para protestar contra o programa Mais Médicos e os vetos à lei que regulamenta o exercício da Medicina. No próximo dia 8, médicos de todo o País fazem uma grande marcha a Brasília.

Perguntar não ofende: Por que Silvio Costa se apressou em desmentir que convidou Tony Gel para ingressar no PTB? 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando