Luiz Mendes

Luiz Mendes

Deixa que eu chuto

Perfil: Graduado em Jornalismo pela Faculdade Maurício de Nassau. Começou a carreira trabalhando em rádio e atualmente é editor de esportes do LeiaJá

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Defesa é a diferença

por Luiz Mendes | seg, 24/03/2014 - 10:15
Compartilhar:

Faltando duas rodadas para a fase semifinal do Campeonato Pernambucano de 2014, existe algo que explique a liderança do Sport seguido por Santa Cruz e Náutico. Os sistemas defensivos das principais equipes do estado são reflexos da tabela de classificação.

Não só a dupla Durval e Ferron é responsável pelo baixo número de gols sofridos pelo Sport. Todo o time rubro-negro joga em função da marcação. Méritos para o treinador Eduardo Baptista que implantou esse modo de jogar na Ilha do Retiro. O resultado disso é que as equipes adversárias só conseguiram balançar as redes do Leão apenas cinco vezes. 

No Santa Cruz, os dois zagueiros já se conhecem e jogam junto a algum tempo, mas deficiências individuais fazem a diferença em favor aos adversários. Ambos não possuem uma técnica apurada. Podem receber a alcunha de “zagueiros-zagueiros” ou de “botinudos”. A lentidão e o mau posicionamento são características dos dois.

A chegada do experiente Luís Alberto deu uma maior estabilidade ao sistema defensivo Timbu e fez com que o jovem Flávio, oriundo das categorias de base do clube, tivesse mais segurança e se destacasse no time. Porém, com a lesão de Luís Alberto, William Alves assumiu o seu lugar a zaga alvirrubra não foi mais a mesma. Os cinco tomados no clássico contra o Santa Cruz mostraram isso. Todos foram por falha da defesa, o que facilitou muito a vida tricolor.

Mais do que ter um bom ataque, o time que quiser conquistar o estadual deste ano terá que ter uma boa retaguarda.

3 dentro

- Léo Gamalho. O artilheiro do Pernambucano, com oito gols, mostra que tem qualidades fundamentais para um bom atacante. Chute forte, bom posicionamento e oportunismo. O jogador poderia ser mais bem aproveitado se o meio-campo coral ajudasse.

- Messi. No super clássico espanhol, entre Real Madrid x Barcelona, o camisa 10 do time catalão foi o principal destaque da partida, marcando três gols. Cristiano Ronaldo balançou as redes uma vez e Neymar conseguiu cavar um pênalti para o Barça. O resultado final foi 4x3 para o time azul-grená.

- Wayne Rooney. O jogador inglês foi responsável por um golaço neste final de semana. Na vitória de 2x0 do Manchester United contra o West Ham, o camisa 10 acertou um chute de mais de 50 metros, encobrindo o goleiro. Rooney será um dos destaques da Seleção da Rainha durante a Copa.

3 fora

- Cláudio Mercante. Quando iria voltar a apitar um clássico após três anos e depois de denunciar a pressão da Federação Pernambucana de Futebol na arbitragem local, o juiz desistiu de atuar no jogo entre Náutico x Santa Cruz um dia antes da partida. Alegou que não tinha condições psicológicas e indiretamente antecipou a sua aposentadoria do futebol.

- Arsenal. Era pra ser um jogo festivo para comemorar a partida de número 1.000 do técnico Arsene Wenger, mas o que se viu foi um baile do time convidado, o Chelsea. A equipe de José Mourinho estragou a festa e aplicou 6x0 nos londrinos.

-  Fifa. A entidade organizadora da Copa do Mundo lançou uma cartilha para os turistas que vêm ao Brasil acompanhar o mundial. Nele estão contidos fotos de mulheres com pouca roupa e detalhes sobre o mau comportamento dos brasileiros. O governo pediu explicações para Blatter e sua trupe.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando