Djalma Guimarães

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Seu Bolso

Perfil:Economista pela UFCG e Mestre em Engenharia de Produção pela UFPE. É Docente, Projetista e Consultor Empresarial da i9 Projetos.

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Criando uma nova geração de consumidores

Djalma Guimarães, | qui, 17/07/2014 - 09:51
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Recente fui indagado sobre quais seriam importantes práticas de orçamento financeiro que ajudariam os pais a formar uma nova geração de consumidores com mais equilíbrio em seu consumo, maior capacidade de poupança e mais bem preparada para o novo contexto da economia.

São três princípios que acredito que são fundamentais nesse processo de transformação:

1 Ensinar a administração das finanças pessoais desde cedo - Em primeiro lugar, os filhos devem fazer parte das decisões financeiras da família, pai e mãe podem incluir os filhos na realização do planejamento das despesas da família, mostrando o quanto custa cada coisa e quanto resta para o consumo de produtos e serviços adicionais.

Os filhos devem receber uma mesada de acordo com a sua capacidade de consumo e mérito e devem ser estimulados a utilizar os mesmos princípios vivenciados no orçamento familiar (Quanto eu ganho? Quanto eu gasto? Quanto sobrará?), para que eles comecem a decidir o que cabe e o que não cabe na restrição de orçamento deles. Isto também fornecerá uma valiosa lição para os filhos que é a distinção de desejos e necessidades, visto que apenas as necessidades devem estar contidas no orçamento.

2 – Ensinar o valor do trabalho - As crianças não podem crescer achando que “dinheiro nasce em árvores”, é vital para uma maior responsabilidade financeira no futuro, que toda mesada ou presente ganho pela criança ou jovem, principalmente os itens de maior valor agregado seja acompanhados de uma contrapartida de trabalho, ou seja, a execução de determinadas tarefas domésticas por certo período de tempo. Quando as crianças se esforçam e precisam assumir pequenas responsabilidades em casa, elas começam a aprender o valor do trabalho, e passam a valorizar muito mais os produtos adquiridos. Isto vários anos à frente, tende a evitar compras por impulso de itens desnecessários, pois tal consumidor saberá o valor do seu dinheiro.

3 – Estimular a poupança - Culturamente a poupança é um dos pontos fracos do consumidor brasileiro, até pouco tempo atrás se culpava a inflação, baixos salários e elevada concentração de renda por isso, mas a mudança na estrutura da economia, nos fornece uma maior capacidade de poupar e como incutir esse princípio nas novas gerações? Os pais podem planejar com os filhos grandes projetos de consumo: a sonhada viagem de férias, aquele vídeo game de última geração, um intercambio, etc., neste planejamento os filhos precisarão dar uma contrapartida financeira, um percentual pequeno, que os estimule a poupar um percentual de seus recursos. Nada melhor do que os bons e velhos cofrinhos para começar. Desta forma, estaremos ensinando-os a priorizar e fazer o que for necessário para atingir seus planos de consumo futuros.

 

Acrescente mais algumas sugestões nessa lista.

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