Luiz Mendes

Luiz Mendes

Deixa que eu chuto

Perfil: Graduado em Jornalismo pela Faculdade Maurício de Nassau. Começou a carreira trabalhando em rádio e atualmente é editor de esportes do LeiaJá

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Culpados identificados

Luiz Mendes, | qua, 17/09/2014 - 09:21
Compartilhar:
Foto: Chico Peixoto/LeiaJáImagens

Se no início da Série B o Santa Cruz começava o jogos vencendo e depois cedia o empate ao adversário, a situação agora piorou. No começo do returno da competição o tricolor do Arruda oferece a vitória para quem o enfrenta, mesmo enganando seu torcedor nos primeiros minutos com promessas de êxitos tranquilos.

Não há como esconder, os culpados por essa oscilação dentro do time coral estão muito claros. Três fatores explicam essa inconstância.

O primeiro é a defesa. Tanto faz ser Everton Sena, Renan Fonseca ou Marlon. Nenhum dos três demonstrou qualidade durante todo o campeonato. Bem verdade que não há também definição de quem são os volantes responsáveis por proteger a zaga. Porém, os incontáveis gols tomados em bolas aéreas dá ao trio de zagueiros (mesmo jogando em duplas) a responsabilidade por boa parte das derrotas do Santa.

Sérgio Guedes tem muita culpa nesse cartório. Após quase cinco meses comandando o time pernambucano, o que se vê é muito conversa e pouco resultado dentro de campo. Durante esse período o torcedor tricolor não consegue dizer a escalação da equipe sem titubear, ao mesmo tempo em que os adversários sabem decorado a forma que o Santa Cruz joga. Independentemente de quais sejam as peças, o sistema de jogo é o mesmo.

Por último e com a maior parcela de responsabilidade está a diretoria coral. O refrão é conhecido há anos: “estamos sem dinheiro”. Ok, mas o time já teve períodos este ano de ter mais de quarenta jogadores no elenco. A situação não é fácil para nenhum clube, principalmente jogando a segunda divisão do futebol nacional, mas me pergunto se Joinville e Avaí, times que estão brigando para subir, tem uma realidade financeira muito diferente da encontrada no Arruda.

Foram muitos anos distante de uma competição com um nível um pouco mais elevado como a Série B. Se continuar no mesmo diapasão essa passagem pode ser mais rápida do que o torcedor tricolor imaginava.

3 dentro

- Joinville. Pelo que mostrou atuando contra o Náutico, na Arena Pernambuco, o time catarinense está bem próximo da Série A em 2015. A equipe não é um primor em técnica, mas mostra uma disposição para brigar durante os noventa minutos, fator fundamental para quem quer ganhar um campeonato da segunda divisão.

- Neymar. Se na sua primeira temporada com a camisa do Barcelona o atacante brasileiro ainda era olhado com desconfiança pela imprensa mundial, a atual tem tudo para ser a de afirmação do camisa 10 da seleção brasileira. Em seu primeiro jogo mostrou que a dupla com Messi pode gerar bons resultados para ambos.

- Real Madrid. Teoricamente mais forte do que na temporada passada, o time da capital da Espanha estreou na Liga dos Campeões com goleada. Se conseguir controlar o ego das suas principais estrelas não será difícil manter o título de campeão da Europa.

3 fora

- Oscar Pistorius. Condenado pelo assassinato da própria namorada, o paratleta sul-africano vê sua imagem cada vez mais desgastada com o esporte. Se antes Pistorius foi exemplo por disputar provas em igualdade com pessoas não amputadas, hoje Comitê Paraolímpico Internacional quer afastar ao máximo o nome do ex-corredor com o da entidade.

- Convocação. Graças ao desorganizado calendário do futebol brasileiro Dunga poderá chamar quem ele quiser para os amistosos da seleção brasileira na Ásia e assim atrapalhar os clubes que jogam o Campeonato Brasileiro. Para as partidas contra Argentina e Japão o treinador deverá chamar os destaques do ataque de São Paulo. O time paulista será prejudicado assim como Cruzeiro, Corinthians, Botafogo e Atlético-MG.

- São Paulo. Se dentro de campo as coisas vão muito bem, fora deles a situação do tricolor paulista é digna de um time de várzea. Tido como um dos clubes mais organizados e bem geridos do futebol nacional, a briga entre o atual presidente, Miguel Aidar, e seu antecessor, Juvenal Juvêncio, mostra que de longe a grama do vizinho sempre parece mais verde.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando