Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

A confusão do PSB do Cabo de Santo Agostinho

Edmar Lyra, | sab, 16/01/2016 - 13:47
Compartilhar:

Nas eleições de 2012, ostentando elevados índices de popularidade, o então prefeito Lula Cabral, na época filiado ao PTB, decidiu lançar o seu vice-prefeito Vado da Farmácia para a disputa. Por causa do êxito da gestão de Lula, os cabenses optaram por continuar com Vado na prefeitura. Não durou muito tempo para a criatura e o criador romperem, como ocorre habitualmente na política, e Vado começou a fazer uma gestão desastrosa no município.

Lula primeiro se filiou ao PSC, ensaiou uma candidatura a governador, mas não tinha lastro pra isso, e ensaiou uma candidatura a deputado federal. Mesmo tendo condições reais de se eleger federal, acabou optando pelo mandato de deputado estadual, bem como se desfiliar do PSC e se filiar ao PSB. Na disputa para deputado estadual, Lula acreditava sair do Cabo eleito e beirar os cem mil votos. As urnas trouxeram uma frustração para o ex-prefeito, que conseguiu apenas 26 mil votos na cidade que havia governado por oito anos. Na totalização das urnas, Lula ficou com menos de 51 mil votos, sendo apenas o 19º deputado estadual mais votado.

O resultado foi um claro recado do povo do Cabo, que não gostou da escolha de Lula para comandar os rumos do município e se sentiu traído pela dupla, que prometeu mundos e fundos aos cabenses e na prática ficou uma gestão desastrosa para o povo ter que se contentar. Agora mais um capítulo da briga Lula x Vado vem a tona. O prefeito decidiu apoiar a candidatura do vereador Gessé Valério, filiado ao PSB de Lula Cabral, que não gostou nem um pouco da decisão da sua criatura.

Criador e criatura começam a se engalfinhar e colocam de lado o que de fato interessa ao povo: o futuro do Cabo de Santo Agostinho. Tanto Lula Cabral quanto Vado da Farmácia devem travar uma disputa de egos, com acusações chulas e desrespeito de ambos os lados pelos próximos meses. O eleitor assiste de camarote para ver até onde vai essa briga sedenta pelo poder de dois políticos que até 2012 eram unha e carne e hoje são adversários figadais.

Inauguração - A prefeitura do Recife decidiu adiar para o dia 21 a inauguração da Via Mangue. A decisão tem por objetivo garantir a presença da presidente Dilma Rousseff no evento, que será confirmada na segunda-feira. Com isso os recifenses terão que esperar mais alguns dias para desfrutarem da obra que promete desafogar o trânsito na Zona Sul.

Périplo - O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), que nutre o desejo de ser candidato a governador de Pernambuco em 2018, cumprirá agenda em trinta municípios até o final do recesso parlamentar. FBC encerrou 2015 muito mergulhado da política nacional e até mesmo da política local, é provável que ao longo de 2016 o socialista mude esse quadro e intensifique as ações tanto em Brasília quanto em Pernambuco.

Quinto Constitucional - O advogado Silvio Neves Baptista Filho tem cumprido intensa agenda no interior visando a sua indicação ao Quinto Constitucional que pode transformá-lo em Desembargador. Além de ser um excelente advogado, Silvio carrega o DNA do seu pai, que é respeitadíssimo no meio jurídico. A lista sêxtupla escolhida pela OAB passará pelo crivo do TJPE, que será transformada em lista tríplice até o governador Paulo Câmara fazer a escolha final.

Representação - O Ministério Público de Contas de Pernambuco decidiu ingressar com uma representação no Tribunal de Contas do Estado contra os prefeitos que promoverem festejos carnavalescos nos municípios em que o salário dos servidores não estiverem em dia. O procurador do MPC-PE Cristiano Pimentel condenou a prática dos gestores que promoverem festas devendo salários aos servidores. Para Pimentel tal atitude é uma irresponsabilidade.

RÁPIDAS

Saúde - Mesmo com dificuldade para gerir o hospital municipal, cujo custo chega a R$ 500 mil por mês e o repasse do governo federal é de apenas R$ 85 mil, além disso tem atrasado continuamente, a prefeita de São Bento do Una Debora Almeida (PSB) conseguiu aumentar a quantidade de médicos plantonistas para normalizar o atendimento aos casos de dengue e chikungunia na cidade.

Citação - A presidente Dilma Rousseff ficou uma arara com a citação feita pelo ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró ao seu nome na delação feita por ele. Cerveró falou três vezes da presidente no seu depoimento à Policia Federal sobre a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. 

Inocente quer saber - Até quando o Brasil vai aguentar a crise política e econômica que se instaurou no país? 

 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando