Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

O secretário trapalhão

Edmar Lyra, | qua, 03/02/2016 - 12:08
Compartilhar:

Na escolha do seu secretariado ainda em 2014, o governador Paulo Câmara surpreendeu ao indicar para a secretaria de Justiça e Direitos Humanos o ex-deputado Pedro Eurico. Isso porque já fazia tempo que Pedro tinha deixado de ser útil para a política, uma vez que se tornou mais uma figura folclórica do que propriamente alguém que pudesse servir a um governo que estava com inúmeros desafios.

Além do mais, o governador Paulo Câmara, talvez por falta de orientação ou até mesmo de traquejo político, em vez de dar uma pasta mamão com açúcar para o ex-deputado, decidiu entregar uma área nevrálgica para Pedro Eurico cuidar. O resultado, que já não era dos melhores, uma vez que os índices de criminalidade já haviam aumentado no governo João Lyra Neto, foi o pior possível.

Com poucos dias de governo, Paulo Câmara teve que enfrentar em 2015 uma rebelião no complexo prisional do Curado, onde foram encontrados inúmeras armas, celulares, drogas e coisas do gênero, escancarando a situação caótica que existe no sistema prisional de Pernambuco. No início deste ano problemas se repetiram no Curado e ocorreram na Barreto Campelo, mais uma vez dizendo ao governador Paulo Câmara que Pedro Eurico tinha perdido as condições políticas para continuar. Mas o governador, por consideração ao aliado, decidiu mantê-lo no cargo, contrariando todos os prognósticos e até mesmo indo de encontro aos fatos que na certa culminariam na derrubada do secretário de Justiça e Direitos Humanos.

Ontem na reunião pública da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, o secretário Pedro Eurico afirmou que repassava o número do seu celular aos detentos e que recebe diariamente telefonemas de internos do sistema prisional do estado. A declaração pegou mal para o secretário e foi prontamente questionada pela bancada de oposição na Alepe. O governador Paulo Câmara, que mais uma vez teve todas as condições políticas para destituir Pedro Eurico do cargo após tal afirmação, preferiu dividir o ônus da trapalhada declaração com o próprio secretário, que de acordo com nota oficial enviada pelo Palácio do Campo das Princesas, tem história de luta em defesa dos Direitos Humanos e seguirá lutando nesta trincheira. Em outras palavras, Pedro Eurico segue no cargo.

Enquanto o governador continuar passando a mão na cabeça do secretário trapalhão, ele seguirá arcando com o ônus da falência do sistema prisional e sobretudo de novos acontecimentos lamentáveis em presídios como ocorreram no mês passado.

Romário Dias - Ávido com a possibilidade de disputar e desbancar Guilherme Uchoa do comando da Alepe, o deputado Romário Dias segue indeciso quanto ao seu futuro partidário. Estaria entre PSDB, PSB e PSL, este último tentando ser o presidente estadual da sigla, o que causou um mal-estar com outras lideranças do partido. Romário espera enfrentar Guilherme com o apoio do Palácio do Campo das Princesas.

Rogério Magalhães - Sobrinho do ex-governador Roberto Magalhães, o oficial de Justiça Rogério Magalhães é uma das apostas do DEM na disputa por uma vaga na Casa José Mariano em outubro. Rogério tem feito um excelente trabalho de divulgação nas redes sociais e sua candidatura tem sido muito comentada no meio político.

Sugestão - O deputado estadual Lucas Ramos (PSB) sugeriu que o governo de Pernambuco realizasse uma permuta com as construtoras do estado. Na ideia o governo cederia o terreno do Complexo Prisional do Curado para as construtoras realizarem empreendimentos imobiliários na área, em contrapartida as empresas construiriam unidades prisionais com capacidade para até 500 detentos, equipadas com o que há de mais moderno em várias regiões do estado.

Estaca zero - O vice-presidente da Câmara Federal deputado Waldir Maranhão (PP/MA) deferiu um recurso do deputado Carlos Marun (PMDB/MS) tornando sem efeito o relatório do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados que recomendou a cassação do presidente da Casa Eduardo Cunha (PMDB/RJ). Com a decisão o processo de Cunha volta à estaca zero e ele ganha sobrevida para continuar no cargo.

RÁPIDAS

Evento - O secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Pernambuco Felipe Carreras comemorou a confirmação do estado como sede de um jogo da seleção brasileira pelas eliminatórias da Copa de 2018. O evento ocorrerá no dia 29 de março e será contra Uruguai na Arena Pernambuco, que terá 44 mil ingressos à venda para o espetáculo.

Camarote - Com a ausência dos camarotes institucionais durante o carnaval do Recife, como os da Globo, da prefeitura do Recife e do governo de Pernambuco, um dos espaços mais concorridos em 2016 será a Casa da Skol/TV Jornal, que é comandada por Carla Bensoussan da Lead Assessoria e deve reunir as autoridades pernambucanas no Recife Antigo na sexta, domingo, segunda e terça de carnaval.

Inocente quer saber - O que Paulo Câmara está esperando para demitir Pedro Eurico?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando