Na escolha do seu secretariado ainda em 2014, o governador Paulo Câmara surpreendeu ao indicar para a secretaria de Justiça e Direitos Humanos o ex-deputado Pedro Eurico. Isso porque já fazia tempo que Pedro tinha deixado de ser útil para a política, uma vez que se tornou mais uma figura folclórica do que propriamente alguém que pudesse servir a um governo que estava com inúmeros desafios.
Além do mais, o governador Paulo Câmara, talvez por falta de orientação ou até mesmo de traquejo político, em vez de dar uma pasta mamão com açúcar para o ex-deputado, decidiu entregar uma área nevrálgica para Pedro Eurico cuidar. O resultado, que já não era dos melhores, uma vez que os índices de criminalidade já haviam aumentado no governo João Lyra Neto, foi o pior possível.
Com poucos dias de governo, Paulo Câmara teve que enfrentar em 2015 uma rebelião no complexo prisional do Curado, onde foram encontrados inúmeras armas, celulares, drogas e coisas do gênero, escancarando a situação caótica que existe no sistema prisional de Pernambuco. No início deste ano problemas se repetiram no Curado e ocorreram na Barreto Campelo, mais uma vez dizendo ao governador Paulo Câmara que Pedro Eurico tinha perdido as condições políticas para continuar. Mas o governador, por consideração ao aliado, decidiu mantê-lo no cargo, contrariando todos os prognósticos e até mesmo indo de encontro aos fatos que na certa culminariam na derrubada do secretário de Justiça e Direitos Humanos.
Ontem na reunião pública da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, o secretário Pedro Eurico afirmou que repassava o número do seu celular aos detentos e que recebe diariamente telefonemas de internos do sistema prisional do estado. A declaração pegou mal para o secretário e foi prontamente questionada pela bancada de oposição na Alepe. O governador Paulo Câmara, que mais uma vez teve todas as condições políticas para destituir Pedro Eurico do cargo após tal afirmação, preferiu dividir o ônus da trapalhada declaração com o próprio secretário, que de acordo com nota oficial enviada pelo Palácio do Campo das Princesas, tem história de luta em defesa dos Direitos Humanos e seguirá lutando nesta trincheira. Em outras palavras, Pedro Eurico segue no cargo.
Enquanto o governador continuar passando a mão na cabeça do secretário trapalhão, ele seguirá arcando com o ônus da falência do sistema prisional e sobretudo de novos acontecimentos lamentáveis em presídios como ocorreram no mês passado.
Romário Dias - Ávido com a possibilidade de disputar e desbancar Guilherme Uchoa do comando da Alepe, o deputado Romário Dias segue indeciso quanto ao seu futuro partidário. Estaria entre PSDB, PSB e PSL, este último tentando ser o presidente estadual da sigla, o que causou um mal-estar com outras lideranças do partido. Romário espera enfrentar Guilherme com o apoio do Palácio do Campo das Princesas.
Rogério Magalhães - Sobrinho do ex-governador Roberto Magalhães, o oficial de Justiça Rogério Magalhães é uma das apostas do DEM na disputa por uma vaga na Casa José Mariano em outubro. Rogério tem feito um excelente trabalho de divulgação nas redes sociais e sua candidatura tem sido muito comentada no meio político.
Sugestão - O deputado estadual Lucas Ramos (PSB) sugeriu que o governo de Pernambuco realizasse uma permuta com as construtoras do estado. Na ideia o governo cederia o terreno do Complexo Prisional do Curado para as construtoras realizarem empreendimentos imobiliários na área, em contrapartida as empresas construiriam unidades prisionais com capacidade para até 500 detentos, equipadas com o que há de mais moderno em várias regiões do estado.
Estaca zero - O vice-presidente da Câmara Federal deputado Waldir Maranhão (PP/MA) deferiu um recurso do deputado Carlos Marun (PMDB/MS) tornando sem efeito o relatório do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados que recomendou a cassação do presidente da Casa Eduardo Cunha (PMDB/RJ). Com a decisão o processo de Cunha volta à estaca zero e ele ganha sobrevida para continuar no cargo.
RÁPIDAS
Evento - O secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Pernambuco Felipe Carreras comemorou a confirmação do estado como sede de um jogo da seleção brasileira pelas eliminatórias da Copa de 2018. O evento ocorrerá no dia 29 de março e será contra Uruguai na Arena Pernambuco, que terá 44 mil ingressos à venda para o espetáculo.
Camarote - Com a ausência dos camarotes institucionais durante o carnaval do Recife, como os da Globo, da prefeitura do Recife e do governo de Pernambuco, um dos espaços mais concorridos em 2016 será a Casa da Skol/TV Jornal, que é comandada por Carla Bensoussan da Lead Assessoria e deve reunir as autoridades pernambucanas no Recife Antigo na sexta, domingo, segunda e terça de carnaval.
Inocente quer saber - O que Paulo Câmara está esperando para demitir Pedro Eurico?