Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Cenário de Jaboatão dos Guararapes fica mais claro

Edmar Lyra, | sex, 12/02/2016 - 10:01
Compartilhar:

Passado o carnaval as articulações visando a disputa pela prefeitura de Jaboatão dos Guararapes começam a ganhar contornos finais. Exercendo o seu segundo mandato de prefeito, Elias Gomes nega, mas já definiu que sua candidata será Conceição Nascimento, e tem agido no intuito de diminuir a quantidade de adversários a ponto de facilitar o crescimento da sua candidata. Elias já tirou da disputa os deputados Cleiton Collins e Joel da Harpa, que declararam apoio a sua gestão e consequentemente marcharão com a candidatura de Conceição. O PV, que ensaiava um voo próprio, já foi fisgado pelos encantos da prefeitura tucana, e apoiará a candidata lançada por Elias.

No palanque tucano a grande incógnita diz respeito ao caminho que o PSB tomará. Aliados de Elias ainda torcem para que o PSB marche com o PSDB, uma vez que na ótica deles a candidatura de Heraldo Selva não tem muita viabilidade. Mesmo com o governador Paulo Câmara mal-avaliado, ainda é interessante que exista uma unidade do Palácio em torno de Conceição a fim de neutralizar alguns pontos de discordância.

Os nomes que ainda insistem em enfrentar o poderio de Elias, além dos candidatos nanicos, são o deputado federal Anderson Ferreira, que disputará a prefeitura pelo PR, partido que preside a nível estadual, e o vereador do Recife Edmar de Oliveira, que já foi vereador de Jaboatão e disputará pelo Solidariedade. A candidatura de Mirtes Cordeiro pelo PPS é de faz-de-conta. Foi uma estratégia que Elias utilizou para que Mirtes possa, mais à frente, anunciar a retirada da sua candidatura e consequentemente o apoio a Conceição.

Jaboatão é uma das cidades pernambucanas que pode haver segundo turno. Mas a ordem no Palácio da Batalha é liquidar a fatura no primeiro turno porque uma eventual segunda etapa poderá evidenciar uma dificuldade para o grupo do prefeito em continuar governando a segunda cidade mais importante de Pernambuco. O tucano aposta na tese de uma candidatura não-política para emplacar a primeira mulher a governar o município, repetindo que Eduardo Campos fez com Geraldo Julio no Recife e com Paulo Câmara em Pernambuco.  O cenário está colocado e a sorte está lançada.

Elias Gomes - Além de planejar fazer a sucessora, o prefeito Elias Gomes espera emplacar aliados em  algumas prefeituras como Arimatéia (Ribeirão), Betinho Gomes (Cabo de Santo Agostinho), Vavá Rufino (Moreno) e Miguel Barbosa (Bom Jardim). Caso logre êxito na empreitada, Elias se tornará um ator ainda maior do que já é nas eleições de 2018.

Gravatá - Apesar do Palácio do Campo das Princesas trabalhar intensamente pela candidatura do deputado estadual e líder do governo na Alepe Waldemar Borges (PSB) a prefeito de Gravatá, o ex-prefeito Joaquim Neto (PSDB) está andando com desenvoltura nas ruas do município e há quem aposte que sua candidatura é praticamente imbatível.

Ofensiva - Apesar de não ter a certeza que será candidato a prefeito de Petrolina, o deputado estadual Miguel Coelho (PSB) tem intensificado a agenda no município e contestado corriqueiramente a gestão do prefeito Júlio Lóssio (PMDB). As críticas são bastante ácidas pelas redes sociais. Na última, o socialista afirmou que o gestor estaria fazendo uma liquidação do patrimônio público de Petrolina.

Olinda - Exercendo o segundo mandato na Câmara Municipal de Olinda, o vereador Jorge Federal decidiu trocar o PMDB pelo PR. No PR, Jorge Federal disputará a prefeitura de Olinda com o apoio do PSC e do PRP. O deputado federal Anderson Ferreira comemora mais uma aquisição para tentar ampliar o número de prefeituras no estado.

RÁPIDAS

Descartada - O líder do governo na Alepe deputado Waldemar Borges (PSB) descartou a possibilidade do governador Paulo Câmara trocar o comando da secretaria de Defesa Social e da Polícia Militar de Pernambuco. Com isso o questionadíssimo Alessandro Carvalho seguirá na SDS até os índices de violência explodirem de uma vez por todas.

ACM Neto - Exercendo o primeiro mandato como prefeito de Salvador, ACM Neto esbanjou popularidade e simpatia no carnaval soteropolitano. Em vídeo que circulou pelas redes sociais o herdeiro político de ACM curtiu o carnaval no meio da multidão sendo ovacionado pelos foliões.

Inocente quer saber - Ainda existe uma alma viva que acredite na inocência de Lula?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando