O PSB do senador Fernando Bezerra Coelho amargou duas derrotas seguidas em Petrolina para o atual prefeito Júlio Lóssio, em 2008 após um desgastante processo de prévias entre Odacy Amorim e Gonzaga Patriota, que foi o candidato e acabou derrotado por Júlio, e em 2012, desta vez com Fernando Filho, o peemedebista emplacou mais uma vitória.
Para as eleições de 2016, com o fim da gestão de Júlio Lóssio, há uma forte expectativa para a candidatura do deputado Miguel Coelho, herdeiro político mais novo do senador, a prefeito de Petrolina. Essa eleição tem um viés essencial para a conjuntura da eleição de governador de Pernambuco em 2018, pois se FBC conseguir emplacar Miguel, sairá muito fortalecido do processo eleitoral municipal.
Se antes o senador Fernando Bezerra Coelho era liderado do governador Eduardo Campos, hoje ele é líder de um grupo político muito forte que tem prefeitos e vereadores espalhados por todo o estado e se torna, após a ida de Fernando Filho para o ministério de Minas e Energia, um importante player da disputa pelo Palácio do Campo das Princesas.
Fernando nunca escondeu de ninguém o desejo de governar Pernambuco. Tem uma vasta trajetória política, tendo sido deputado estadual, deputado federal, prefeito de Petrolina, secretário de estado, ministro da Integração Nacional e agora ocupa o Senado. Se conseguir a vitória em Petrolina, coisa que não conseguiu nas duas últimas eleições municipais, não terá mais nenhum obstáculo para colocar seu desejo antigo em prática.
O Palácio do Campo das Princesas já ligou o radar, pois sabe que com uma cadeira no Senado, um ministério na Esplanada e a principal prefeitura do sertão pernambucano, Fernando Bezerra Coelho se torna o maior adversário do governador Paulo Câmara na busca pela reeleição. Por isso a ordem no Palácio é não melindrar FBC hostilizando Miguel Coelho, mas também não permitir que o herdeiro de Fernando se torne prefeito e por isso haverá grande mobilização do governador a fim de em Petrolina FBC não sair vitorioso.
Pacto - O deputado estadual Silvio Costa Filho voltou a sugerir nesta quarta-feira a criação do Pacto da Saúde. A proposta foi retomada por ele durante audiência na Assembleia Legislativa na qual foi apresentado o balanço quadrimestral dos indicadores do setor em Pernambuco. Na tribuna, o parlamentar criticou duramente a situação do sistema público no estado. Ele questionou tanto as prioridades da gestão como a falta de conservação da estrutura já existente, a degradação de centros de pronto-atendimento que sequer chegaram a ser inaugurados e o grande aporte de recursos em iniciativas que não revertem em melhorias para a população.
Comissão - Com o retorno à Câmara Federal, o deputado Danilo Cabral assumiu cadeira na Comissão de Educação como titular. O parlamentar foi indicado pelo PSB para o colegiado por causa da sua experiência na área como ex-secretário de Educação de Pernambuco entre os anos de 2007 e 2010 e coordenador do Pacto pela Educação, vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão, nos últimos 16 meses.
Antecipação - O secretário de Assuntos Jurídicos e Administração do Jaboatão dos Guararapes, Júlio Cesar Corrêa, informou, na tarde desta quarta-feira, que prestará todas as informações que forem necessárias ao Ministério Público Estadual (MPPE) sobre a situação financeira do município, em resposta à recomendação do órgão para evitar gastos com festejos juninos para garantir o pagamento aos funcionários. Ele explicou que a gestão municipal “está rigorosamente em dia” com todos os servidores (efetivos, inativos, comissionados e temporários) e anunciou, inclusive, a antecipação de 50% do 13º salário para o próximo dia 23, junto com a folha – também antecipada – de junho.
Recurso – Seis senadores assinaram ontem um recurso contra o arquivamento do pedido de cassação do senador Romero Jucá (PMDB-RR). O pedido foi arquivado pelo presidente do Conselho de Ética, João Alberto Souza (PMDB-MA), na terça-feira, mesmo dia em que a Procuradoria-Geral da República pediu a prisão do senador por obstrução da Justiça, argumento do pedido de cassação.
RÁPIDAS
Força - Pré-candidato a vereador do Recife pelo PSDB, o empresário Thiago Dias tem ganhado as rodas de conversa da política pernambucana, pois a sua candidatura está se consolidando no Recife a ponto de ser um dos favoritos do partido a conquistar uma cadeira na Casa José Mariano em outubro.
DRU – A Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta quarta-feira, em segundo turno, a redação final da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prorroga a Desvinculação de Receitas da União (DRU) até 2023. Em mais uma demonstração da força da base aliada de Michel Temer no Congresso Nacional, a matéria foi aprovada por 340 votos a 90.
Inocente quer saber - O governo do presidente Michel Temer já começou a dar resultados?