Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Vitória de Miguel Coelho em Petrolina fortalece FBC para 2018

Edmar Lyra, | qui, 09/06/2016 - 10:42
Compartilhar:

O PSB do senador Fernando Bezerra Coelho amargou duas derrotas seguidas em Petrolina para o atual prefeito Júlio Lóssio, em 2008 após um desgastante processo de prévias entre Odacy Amorim e Gonzaga Patriota, que foi o candidato e acabou derrotado por Júlio, e em 2012, desta vez com Fernando Filho, o peemedebista emplacou mais uma vitória.

Para as eleições de 2016, com o fim da gestão de Júlio Lóssio, há uma forte expectativa para a candidatura do deputado Miguel Coelho, herdeiro político mais novo do senador, a prefeito de Petrolina. Essa eleição tem um viés essencial para a conjuntura da eleição de governador de Pernambuco em 2018, pois se FBC conseguir emplacar Miguel, sairá muito fortalecido do processo eleitoral municipal.

Se antes o senador Fernando Bezerra Coelho era liderado do governador Eduardo Campos, hoje ele é líder de um grupo político muito forte que tem prefeitos e vereadores espalhados por todo o estado e se torna, após a ida de Fernando Filho para o ministério de Minas e Energia, um importante player da disputa pelo Palácio do Campo das Princesas.

Fernando nunca escondeu de ninguém o desejo de governar Pernambuco. Tem uma vasta trajetória política, tendo sido deputado estadual, deputado federal, prefeito de Petrolina, secretário de estado, ministro da Integração Nacional e agora ocupa o Senado. Se conseguir a vitória em Petrolina, coisa que não conseguiu nas duas últimas eleições municipais, não terá mais nenhum obstáculo para colocar seu desejo antigo em prática.

O Palácio do Campo das Princesas já ligou o radar, pois sabe que com uma cadeira no Senado, um ministério na Esplanada e a principal prefeitura do sertão pernambucano, Fernando Bezerra Coelho se torna o maior adversário do governador Paulo Câmara na busca pela reeleição. Por isso a ordem no Palácio é não melindrar FBC hostilizando Miguel Coelho, mas também não permitir que o herdeiro de Fernando se torne prefeito e por isso haverá grande mobilização do governador a fim de em Petrolina FBC não sair vitorioso.

Pacto - O deputado estadual Silvio Costa Filho voltou a sugerir nesta quarta-feira a criação do Pacto da Saúde. A proposta foi retomada por ele durante audiência na Assembleia Legislativa na qual foi apresentado o balanço quadrimestral dos indicadores do setor em Pernambuco. Na tribuna, o parlamentar criticou duramente a situação do sistema público no estado. Ele questionou tanto as prioridades da gestão como a falta de conservação da estrutura já existente, a degradação de centros de pronto-atendimento que sequer chegaram a ser inaugurados e o grande aporte de recursos em iniciativas que não revertem em melhorias para a população.

Comissão - Com o retorno à Câmara Federal, o deputado Danilo Cabral assumiu cadeira na Comissão de Educação como titular. O parlamentar foi indicado pelo PSB para o colegiado por causa da sua experiência na área como ex-secretário de Educação de Pernambuco entre os anos de 2007 e 2010 e coordenador do Pacto pela Educação, vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão, nos últimos 16 meses.

Antecipação - O secretário de Assuntos Jurídicos e Administração do Jaboatão dos Guararapes, Júlio Cesar Corrêa, informou, na tarde desta quarta-feira, que prestará todas as informações que forem necessárias ao Ministério Público Estadual (MPPE) sobre a situação financeira do município, em resposta à recomendação do órgão para evitar gastos com festejos juninos para garantir o pagamento aos funcionários. Ele explicou que a gestão municipal “está rigorosamente em dia” com todos os servidores (efetivos, inativos, comissionados e temporários) e anunciou, inclusive, a antecipação de 50% do 13º salário para o próximo dia 23, junto com a folha – também antecipada – de junho.

Recurso – Seis senadores assinaram ontem um recurso contra o arquivamento do pedido de cassação do senador Romero Jucá (PMDB-RR). O pedido foi arquivado pelo presidente do Conselho de Ética, João Alberto Souza (PMDB-MA), na terça-feira, mesmo dia em que a Procuradoria-Geral da República pediu a prisão do senador por obstrução da Justiça, argumento do pedido de cassação.

RÁPIDAS

Força - Pré-candidato a vereador do Recife pelo PSDB, o empresário Thiago Dias tem ganhado as rodas de conversa da política pernambucana, pois a sua candidatura está se consolidando no Recife a ponto de ser um dos favoritos do partido a conquistar uma cadeira na Casa José Mariano em outubro.

DRU – A Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta quarta-feira, em segundo turno, a redação final da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prorroga a Desvinculação de Receitas da União (DRU) até 2023. Em mais uma demonstração da força da base aliada de Michel Temer no Congresso Nacional, a matéria foi aprovada por 340 votos a 90.

Inocente quer saber - O governo do presidente Michel Temer já começou a dar resultados?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando