Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Jatinho de Eduardo pode respingar na reeleição de Geraldo Julio

Edmar Lyra, | qua, 22/06/2016 - 11:05
Compartilhar:

Não bastasse uma pesquisa apontando a existência de dois turnos e uma avaliação baixíssima da sua gestão, o prefeito Geraldo Julio será obrigado a se deparar com os desdobramentos da Operação Turbulência da Polícia Federal deflagrada ontem, que tem por objetivo investigar a compra do Cessna Citation que caiu com o ex-governador Eduardo Campos em 13 de agosto de 2014, durante a última campanha presidencial e vitimou mais seis pessoas.

Até o presente momento não houve uma justificativa plausível para a aquisição da aeronave, e envolve vários empresarios que foram presos ontem como João Carlos Lyra Pessoa de Mello Filho, Eduardo Freire Bezerra Leite, Apolo Santana Vieira e Arthur Roberto Lapa Rosal. Além disso há uma investigação sobre uma movimentação desde 2010 de R$ 600 milhões que abasteceu a campanha de reeleição do então governador Eduardo Campos.

Com os novos fatos, o prefeito Geraldo Julio fica numa situação delicadíssima para buscar a reeleição, pois além da variável desaprovação da sua gestão, e do baixo índice de intenção de voto, o prefeito terá que se explicar o tempo todo, pois foi escolhido pessoalmente pelo então governador Eduardo Campos para comandar a capital pernambucana, e graças ao prestígio do chefe, chegou ao executivo municipal.

Os desdobramentos deste caso podem ferir de morte as chances de reeleição do prefeito Geraldo Julio, pois o componente ético, que estará mais do que nunca em evidência na eleição municipal, será essencial para o êxito de qualquer campanha eleitoral. Sem dúvidas é um grande desafio para o atual prefeito ter que enfrentar e se desvencilhar do caso, se ainda quiser continuar governando o Recife a partir de janeiro do ano que vem.

O melhor caminho para o prefeito será buscar o quanto antes o esclarecimento dos fatos, senão ficará inviabilizado política e eleitoralmente em outubro.

Pulando - Se antes dos últimos acontecimentos já haviam políticos e partidos querendo pular do barco do prefeito Geraldo Julio por conta da falta de atenção dispensada pela prefeitura, agora já há quem defenda rever o apoio que seria dado ao prefeito, a fim de não querer afundar junto com o socialista em outubro. De acordo com um deputado que pediu reserva, ele defenderá que o seu partido possa apoiar outra postulação.

Substituição - Com a decisão colegiada do TCE em relação a Lula Cabral, que poderá torná-lo inelegível, já há quem defenda que o deputado lance a candidatura da atual vice-prefeita Edna Gomes em seu lugar. Lula também estaria avaliando disputar a prefeitura sub-júdice e aos 45 do segundo tempo apoiar o nome de Edna para tentar transferir os votos.

Beneficiário - O deputado Tony Gel, que já lidera as pesquisas para a prefeitura de Caruaru, é o maior beneficiário da querela envolvendo o cachê de Wesley Safadão pago pelo prefeito José Queiroz, pois o fato já causou um grande estrago na imagem do prefeito e consequentemente respingará em Jorge Gomes candidato do PSB indicado pelo atual gestor.

Jogo do Bem - Gestor da Arena Governador Carlos Wilson, o secretário Felipe Carreras anunciou ontem a realização do Jogo do Bem, marcado para o próximo dia 29. O evento é fruto de uma parceria do governo de Pernambuco com a ONG LoveFútbol, e contará com a presença de vários jogadores consagrados como Hernanes e o cantor Wesley Safadão, que já se mostrou um craque dentro das quatro linhas. Este será o primeiro grande evento após a ruptura do contrato do governo com a Odebrecht para gerir a Arena Pernambuco em São Lourenço da Mata.

RÁPIDAS

Réu - O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu tornar réu o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), por injúria e por incitação pública ao estupro. O caso remonta o episódio em que o parlamentar afirmou na tribuna da Câmara, em 2014, que não estupraria a deputada Maria do Rosário (PT-RS) "porque ela não merece".

Eduardo Cunha - O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente afastado da Câmara Federal, deu ontem uma coletiva de imprensa num hotel de Brasília para fazer duas afirmações: nem renunciará ao mandato e muito menos pretende fazer delação premiada.

Inocente quer saber - Quando o prefeito Elias Gomes vai enfim anunciar oficialmente o seu candidato em Jaboatão dos Guararapes? 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando