Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Anderson Ferreira tenta constranger o governador

Edmar Lyra, | qua, 06/07/2016 - 11:08
Compartilhar:

Após a indicação da pré-candidatura de Heraldo Selva a prefeito de Jaboatão dos Guararapes pelo PSB com o apoio do PSDB e do prefeito Elias Gomes, o Palácio do Campo das Princesas trabalhava com a hipótese de o deputado federal Anderson Ferreira declinar da pré-candidatura pelo PR em detrimento da unidade da Frente Popular em Jaboatão.

Ontem no Palácio do Campo das Princesas, o governador já tinha sentido os sinais de que Anderson não estava muito disposto a trabalhar pela unidade da Frente Popular, e por isso Anderson teve que esperar mais de duas horas para uma conversa com Paulo Câmara. A conversa teria girado, de acordo com informações extra-oficiais, em torno da conjuntura política, e descambou para a sucessão em Jaboatão. Anderson não só desconsiderou o apelo do governador como também "vendeu" a informação de que Paulo teria estimulado a sua candidatura a prefeito.

O episódio gerou profundo mal-estar no Palácio do Campo das Princesas, que considera Anderson um quadro político relevante, que saiu legitimado das urnas em 2014 para exercer o mandato de deputado federal, mas que poderia ter adiado o projeto primeiramente em respeito à liderança do governador, mas principalmente trabalhar em torno da unidade de uma frente que o reelegeu para a Câmara Federal em 2014.

Uma fonte ligada ao Palácio afirmou que o governador entenderia perfeitamente a postulação de Anderson Ferreira se o nome apresentado por Elias fosse Conceição Nascimento e até mesmo a de Evandro Avelar, mas como o nome foi Heraldo, um quadro histórico do PSB, a expectativa era de que Anderson batesse em retirada. Como decidiu se manter na disputa e agiu de forma que acabou constrangendo o governador, Anderson será considerado dissidente na Frente Popular e será tratado como tal.

Ficha suja - O prefeito de Belo Jardim João Mendonça (PSD) figura na lista negra do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco respondendo a sete processos. Já havia forte expectativa de que ele poderia não ser candidato à reeleição, com esses dados ele poderá ficar inelegível e consequentemente ficar de fora da disputa pela prefeitura.

Emenda - O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil para a aquisição de equipamentos para a UPA José Vieira Filho, que foi entregue no dia 1 pelo prefeito de Santa Cruz do Capibaribe Edson Vieira (PSDB), que faz uma gestão bem-avaliada no município e tentará a reeleição em outubro.

Decisão - O deputado Tony Gel (PMDB) anunciará até a próxima sexta-feira a sua decisão sobre a candidatura a prefeito de Caruaru. Antes disso terá uma conversa com o governador Paulo Câmara para alinhar os últimos detalhes. Aliados do peembebista já dão como certa a sua postulação, que lidera todas as pesquisas para prefeito de Caruaru.

Camaragibe - A operação da Polícia Federal realizada ontem em Camaragibe coloca em xeque a reeleição do prefeito Jorge Alexandre, que ostenta bons índices de aprovação no município. O dano a imagem do prefeito é imensurável. Jorge além de tentar a reeleição este ano já estava com planos de se candidatar a deputado federal em 2018.

RÁPIDAS

Questionamento - O deputado federal Betinho Gomes (PSDB) questionará na Mesa Diretora da Casa a decisão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) de manter sob sigilo o parecer apresentado pelo deputado Ronaldo Fonseca a recurso impetrado por Eduardo Cunha contra decisão do Conselho de Ética que recomendou sua cassação.

Pesquisa - O Instituto Veritá de Minas Gerais registrou pesquisa sobre a eleição para prefeito do Recife. O levantamento irá a campo de hoje até o sábado, tem previsão de divulgação para o próximo domingo e sua margem de erro é de 2,75 pontos percentuais para mais ou para menos. 

Inocente quer saber - A candidatura de Antonio Campos a prefeito de Olinda é prioridade do Palácio do Campo das Princesas? 

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando