Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Chapão do PSB deve eleger apenas dez vereadores

Edmar Lyra, | seg, 05/09/2016 - 10:39
Compartilhar:

O chapão liderado pelo PSB inclui nestas eleições o PMDB, o PDT e a Rede Sustentabilidade, tendo 19 vereadores de mandato tentando a reeleição bem como um suplente que obtoeve 7 mil votos que assumiu ao longo da legislatura. Juntos, esses candidatos tiveram 158 mil votos, enquanto o PSB atingiu em 2012 25.427 votos de legenda. Em se repetindo o desempenho deles, são atingidos 184 mil votos.

Com essa votação o PSB atingiria apenas 8 vereadores, porém é provável que a cauda permita ao PSB cerca de 36 mil votos, o que viabilizaria 210 mil votos entre nominais e legenda e fazendo a conta do quociente eleitoral que está sendo estimado em 22 mil votos, essa chapa elegeria 9 vereadores, porém muito provavelmente as sobras permitiriam o décimo vereador, e a depender da conjuntura das demais chapas fazer o décimo primeiro representante considerando um cenário otimista.

Essa conta permite identificar que a chapa do PSB não elegerá treze vereadores como ocorreu em 2012 quando a coligação elegeu imediatamente 11 representantes e emplacou mais dois nas sobras. O cenário é muito complexo para o chapão comparado a 2012 porque naquela disputa os candidatos a vereador dos partidos que integravam a coligação tiveram excelentes condições financeiras de disputa, o que não tem sido visto nestas eleições.

Pelo andar da carruagem, ainda que o PSB emplaque 11 vereadores, está evidente que o último da coligação não conseguirá se eleger com muito menos de 9 mil votos. Quem tiver abaixo de 8 mil votos poderá ser considerado ex-vereador, o que seria o caso de Marcos Menezes, Henrique Leite e Eduardo Chera (PDT), Eurico Freire (Rede Sustentabilidade), Aderaldo Pinto, Romildo Gomes Neto e Rodrigo Vidal (PSB) e Aline Mariano e Jayme Asfora (PMDB), pois todos eles tiveram menos de oito mil votos nas eleiçōes passadas.

Uber - O prefeito Geraldo Julio divulgou um vídeo se posicionando contra o serviço de transporte Uber na cidade. Certamente pressionado pelo corporativismo dos taxistas e por ser apoiado pelo setor, cometeu um equívoco absurdo de em pleno período eleitoral atacar um serviço que, diferentemente dos taxis, é maciçamente aprovado pela população. Geraldo perdeu uma grande oportunidade de ficar calado.

Novos tempos - Os políticos precisam entender que o Uber é mais uma alternativa para a sociedade viabilizada pelo avanço tecnológico. O caminho não é criminalizar o serviço mas sim legalizar. Não dá para agir contra algo que veio para melhorar significativamente o transporte da sociedade, atendendo a uma demanda que há muito tempo não era suprida pelos taxistas.

Homenagem - A Câmara Municipal do Recife realiza nesta segunda-feira uma sessão solene em homenagem póstuma ao artista plástico Abelardo da Hora, que foi responsável por várias obras de arte em praças da cidade do Recife. A proposição é da vereadora Marília Arraes (PT). O ato ocorre no plenário da Casa José Mariano a partir das 15 horas.

Recursos - De todos os candidatos a prefeito, João Paulo é o que está com maior problema de caixa. Os recursos obtidos serviram apenas para bancar parte do guia. Por isso não está dando pra observar quase nenhum material da sua campanha nas ruas. João não está tendo a atenção que esperava do PT nacional para a disputa.

RÁPIDAS

Neco - A candidatura de Neco (PDT) a prefeito de Jaboatão dos Guararapes tem tirado o sono do prefeito Elias Gomes (PSDB) e dos candidatos Heraldo Selva (PSB), Cleiton Collins (PP) e Anderson Ferreira (PR). Em vez de cair como era esperado, Neco estaria ampliando a vantagem sobre seus adversários em sondagens internas.

Cabo de Santo Agostinho - O deputado estadual Lula Cabral (PSB) tem se tornado um adversário difícil de ser batido na cidade por Betinho Gomes (PSDB). A expectativa recai sobre a pesquisa Ipespe que será divulgada amanhã, que poderá confirmar a dianteira do socialista faltando poucos dias para a eleição.

Inocente quer saber - O que o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco tem feito para coibir a compra de votos no Recife?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando