Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Uma usina de crises na prefeitura do Recife

Edmar Lyra, | qua, 04/01/2017 - 10:13
Compartilhar:

O ex-governador Eduardo Campos manteve uma relação de muita confiança com Sileno Guedes, e fez dele vereador do Recife, chegando a colocá-lo na presidência do Metrorec, bem como no Porto do Recife e em 2013 o colocou na secretaria de governo da gestão de Geraldo Julio. Além disso deu a presidência estadual do PSB ao seu ajudante de ordens.

Uma vez na condição de secretário de governo da gestão de Geraldo Julio, Sileno atingiu um protagonismo político jamais visto, nem mesmo quando ele veio a exercer  o mandato de vereador do Recife. Por ser muito próximo de Eduardo, havia uma expectativa de que ele pudesse ter aprendido com o chefe a capacidade de articulação política, uma vez que a pasta que ele viria a ocupar seria essencialmente para fazer política.

Fazer política, sobretudo nesta pasta, significa ouvir a lamentação de aliados, tratar com respeito e atenção e tentar resolver suas demandas. O que nos quatro anos que passou na pasta, Sileno passou longe de fazer, e por isso a condução política do primeiro mandato de Geraldo Julio ficou bastante comprometida, havendo ameaças de ruptura por parte de alguns partidos e vereadores, que não se confirmaram porque não havia um adversário capaz de desbancar Geraldo.

O apoio a Geraldo dos muitos partidos e vereadores se deu no objetivo principal da promessa de que o secretário de governo seria substituído na segunda gestão. Ninguém exigia a saída de Sileno do secretariado do prefeito, mas que apenas saísse de uma pasta tão sensivel e fundamental para o êxito político da gestão, uma vez que Sileno é extramemente desatencioso com a classe política, chegando inclusive a sequer atender telefonemas.

Quando Geraldo Julio optou pela manutenção de Sileno Guedes na pasta, a chiadeira foi grande, primeiro porque não houve sequer o cumprimento parcial da promessa de que seriam convocados três vereadores do chapão para o secretariado e segundo porque ficou evidente que a condução política da gestão que estava extremamente deficitária no primeiro mandato será mantida neste segundo mandato, uma prática que estava exaurida e que havia forte expectativa de mudança. Com isso Geraldo Julio sinalizou que quer manter a usina de crises chamada secretaria de governo comandada por Sileno Guedes e está disposto a arcar com o pesado ônus que esta decisão representa para a gestão.

Preparo - Entre os nomes de peso que compõem a equipe de governo do prefeito de Camaragibe Demóstenes Meira (PTB) estão Alex Norat na secretaria de Administração e Daniel Meira na secretaria de Mobilidade Segurança Cidadã. Alex foi superintendente da Caixa Econômica Federal, com mestrado em Gestão e Planejamento e Gestão Organizacional e pós-graduado em Desenvolvimento Regional Sustentável e Gestão Pública. Daniel, por sua vez, é advogado, com mestrado na área e pós-graduação na Universidade de Oxford, na Inglaterra, e na Universidade de Coimbra, em Portugal.

Equipe - Dos ex-prefeitos do PSB que deixaram o mandato em 31 de dezembro, há uma forte expectativa de que o governador Paulo Câmara repita o gesto de Eduardo Campos e convoque alguns históricos do partido. O nome de Alexandre Arraes, que governou Araripina, está bastante cotado para assumir um cargo no Palácio do Campo das Princesas, pois além de ter uma relação familiar com o ex-governador Eduardo Campos, é um importante aliado do governador Paulo Câmara no sertão do Araripe.

Possibilidade - Vem ganhando força nos bastidores a tese de que o governador Paulo Câmara poderá chamar o vereador do Recife André Régis (PSDB) para uma pasta do seu secretariado. Caso se confirme o presidente da Associação de Cabos e Soldados Albérrison Carlos assumiria o mandato de vereador do Recife na condição de suplente, uma vez que ele é primeiro suplente do partido.

Turismo - O secretário Felipe Carreras comprova mais uma vez ser um dos melhores auxiliares do governador Paulo Câmara. Além de já ter atraído uma série de voos internacionais para Pernambuco, Felipe ontem anunciou que até o final do ano o aeroporto de Serra Talhada passará a receber voos comerciais partindo do Recife pela Azul Linhas Aéreas. A medida além de facilitar o deslocamento de pessoas para o sertão do Pajeú permitirá um grande desenvolvimento econômico para a região.

RÁPIDAS

Divulgação - Dentre as novidades que a gestão do presidente Eduardo Marques da Cunha poderá trazer para o biênio 2017/2018 é a abertura de licitação para a contratação de uma agência de publicidade para a divulgação das atividades da Câmara Municipal do Recife. Apesar de ficar na capital pernambucana, a Casa José Mariano é um dos poucos Poderes Legislativos que não possuem divulgação oficial.

Recompensa - Apesar de Jorge Gomes ter ficado em quarto lugar na disputa pela prefeitura de Caruaru, as eleições municipais do ano passado não foram totalmente ruins para a família na capital do forró. O vereador Marcelo Gomes foi reeleito e Laura Gomes foi efetivada no mandato de deputada estadual.

Inocente quer saber - Por quê Sileno Guedes nunca exerceu função de protagonismo junto com Eduardo Campos?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando