Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Delação da Odebrecht deixa mundo político desesperado

Edmar Lyra, | sex, 03/03/2017 - 09:21
Compartilhar:

As falas do empresário Marcelo Odebrecht da empreiteira Norberto Odebrecht na delação do fim do mundo colocaram todos os políticos importantes da nossa república em situação complicadíssima, desde o ex-presidente Lula, passando pela ex-presidente Dilma Rousseff, até mesmo o senador Aécio Neves e o presidente Michel Temer, todos eles tiveram algum tipo de relação escusa com a maior empreiteira do país.

A delação de Odebrecht mostra o pesado jogo das campanhas eleitorais que no Brasil só se estabelece quem tem lastro de financiadores, e para obter isso é pertinente ter o que oferecer, isso vai de um simples vereador de capital a candidato a presidente da República, de apenas 50 mil reais até milhares de reais.

Esse modelo nefasto acaba inviabilizando os políticos éticos e sérios que pretendem fazer diferente em detrimento de quem chega ao poder para fazer negociatas. Com raríssimas exceções, políticos vendem a alma para continuar naquele sistema, que cria um círculo vicioso custoso ao país e ao povo brasileiro. Dinheiro poderia servir para a melhoria de educação, saúde e segurança, acaba indo para um propinoduto que não tem fim.

A Lava-Jato continua produzindo crises, sobretudo no momento em que o presidente Michel Temer estava caminhando para retirar o Brasil do atoleiro econômico, mas como ele foi beneficiário direto ou indireto de toda essa patifaria que colocou Dilma Rousseff na presidência da República, não tem como dissociá-lo de todo esse movimento, e inexoravelmente Temer terá cada vez mais a rejeição da sociedade, que está absolutamente estupefata com essa situação.

A classe política também não terá trégua a partir de então. Resta saber qual será o caminho do Tribunal Superior Eleitoral a partir de agora, que tem elementos suficientes para cassar a chapa Dilma/Temer, mas que todo mundo sabe que ainda que isso ocorra, o próximo presidente seria eleito indiretamente por um Congresso Nacional, que assim como Dilma Rousseff e Michel Temer, perdeu a legitimidade para representar a nação, o que igualmente seria uma ebulição de uma crise que ninguém faz a menor ideia onde isso irá parar.

Contestando - O líder da oposição na Alepe, deputado Silvio Costa Filho (PRB) criticou o governo de Pernambuco por não ter divulgado o balanço da violência do carnaval de 2017. De acordo com informações extraoficiais divulgadas pelo próprio deputado, houve um aumento de 30% dos incidentes violentos durante o carnaval em relação ao mesmo período de 2016.

Ricardo Costa - Como bom amante da Cultura, o vice-líder do governo, deputado Ricardo Costa (PMDB), fez como todos os anos, uma maratona no carnaval, passando por vários polos de animação, inclusive acompanhando o governador em Olinda. "Pernambuco mostrou que faz o melhor carnaval do Brasil, onde famílias e foliões brincaram na paz", afirmou Costa que finalizou a comemoração da festa de momo em Moreno ao lado do prefeito Vavá Rufino.

Capacitação - Amanhã no SESC, a partir das 8h30, uma ação do deputado estadual Aluísio Lessa (PSB) promete estimular em Goiana a prática de futebol, atletismo e badminton. Professores da rede municipal de ensino e profissionais do Sesc da cidade vão participar do projeto Educação e Formação Pelo Esporte. A atividade vai oferecer suporte aos educadores na prática e ensinamento das três modalidades, além de oferecer novas técnicas a serem compartilhadas com os alunos. E o aprendizado não vai ficar só na teoria. No sábado seguinte (11), os alunos participarão das atividades e oficinas.

Esclarecimento - O prefeito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira (PR) comemorou a decisão do Ministério Público de Contas (MPCO) de realizar uma auditoria no fundo JaboatãoPrev no intuito de averiguar eventuais irregularidades praticadas pela gestão anterior. De acordo com o atual prefeito, a gestão passada deixou um rombo na ordem de R$ 16 milhões na autarquia responsável pela previdência dos servidores do município.

RÁPIDAS

Trabalho - Mal terminou o carnaval e a deputada estadual Roberta Arraes (PSB) se reuniu com o secretário de Desenvolvimento Econômico, vice-governador Raul Henry, e solicitou ações da pasta para fortalecer a economia do sertão do Araripe, como o polo gesseiro e os arranjos produtivos da  caprinovinocultura, apicultura, mandiocultura. Raul ficou de marcar uma agenda na região para dialogar com os setores da economia.

Estrela - Candidatíssimo a deputado federal em 2018, o deputado estadual André Ferreira foi a estrela das inserções do PSC que começaram a ser veiculadas em cadeia estadual. Além de André, que é o presidente estadual da sigla, os vereadores Wanderson Florêncio, Fred Ferreira e Renato Antunes participaram das chamadas.

Inocente quer saber - Algum político pernambucano ficará encrencado com a delação da Odebrecht?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando