Edmar Lyra

Edmar Lyra

Coluna Diária

Perfil:Bacharel em Administração de Empresas e Jornalista profissional, é colunista do jornal Gazeta Nossa da Região Metropolitana do Recife e do jornal Folha do Pajeú do Sertão do Pajeú

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

A privatização da Arena Pernambuco

Edmar Lyra, | seg, 23/10/2017 - 13:05
Compartilhar:

Construída para ser sede da Copa do Mundo, a Arena Pernambuco teve seu cronograma de obras antecipado para sediar a Copa das Confederações em 2013, o que aumentou significativamente o custo da obra. O projeto Cidade da Copa não se materializou e hoje a Arena deixou de ser atrativa para os clubes pernambucanos por conta da ausência de mobilidade urbana que não foi realizada por falta de estrutura do estado em implementar tudo isso.

Ano após ano a Arena Pernambuco vem dando um grande prejuízo aos cofres públicos. A PPP executada com o Consórcio liderado pela Odebrecht foi coisa de pai pra filho, mas que o governador Paulo Câmara tomou a atitude acertada de ingressar na justiça para quebrar o contrato com a empreiteira e passou a assumir a gestão do empreendimento que ficou a cargo da secretaria de Turismo, Esporte e Lazer.

No Brasil há um modelo de concessão que deu certo na construção de uma Arena, que é o Allianz Parque, do Palmeiras. O modelo de negócio permitiu ao clube paulista um estádio de primeiro mundo, sem um centavo de dinheiro público e está se mostrando rentável, pois saiu da lógica dos estádios superfaturados e mal geridos pelo setor público.

É possível que se discuta abertamente o processo de privatização da Arena Pernambuco, numa venda que tiraria dos cofres públicos a responsabilidade da manutenção do empreendimento, que ainda custa muito caro e segue dando prejuízo, bem como o valor de venda pudesse permitir uma folga no caixa do estado.

Vender a Arena é reconhecer que foi um tremendo equívoco construí-la, mais do que isso, é evitar que este equívoco siga sendo coberto às custas do povo pernambucano. Está mais do que na hora desse tema ser discutido pela sociedade pernambucana e que as autoridades tratem o assunto com a seriedade que ele merece.

Boa Viagem - Após muitos anos sem ter um representante legítimo do bairro, Boa Viagem ganhou nesta legislatura o vereador Wanderson Florêncio (PSC) que já tinha um trabalho consolidado em Setubal, mas que agora tem conquistado passarela para o residencial Boa Viagem, requalificação de ruas e agora luta junto ao prefeito Geraldo Julio para a implementação de um parque verde perto da Via Mangue.

Pesqueira - O governador Paulo Câmara decreta, nesta segunda-feira, a desapropriação do imóvel que sediava a Fábrica Peixe, no município de Pesqueira (Agreste), para fins de utilidade pública. No local, será construído um centro de compras, numa parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Pesqueira.

Santos Dumont - Além do Parque Dona Lindu e o Parque Boa Viagem, que está em vias de ser implementado, o Santos Dumont está sendo requalificado para atender não só a comunidade esportiva de Pernambuco como também os moradores de Boa Viagem e adjacências para atividades físicas. O empreendimento está sendo tocado por Felipe Carreras e custará R$ 20 milhões de um convênio com o ministério dos Esportes.

Palestra - O procurador do Ministério Público de Contas, Cristiano Pimentel, ministrará palestra nesta segunda-feira aos vereadores do Parlamento Jovem do Recife. Na pauta, o papel do parlamentar na fiscalização do executivo. Idealizado por Silvio Costa Filho em 2005, o Parlamento Jovem está sendo tocado pelo vereador Wanderson Florencio.

RÁPIDAS

Inauguração - O vereador Marco Aurélio (PRTB), primeiro secretário da Câmara de Vereadores do Recife comemora a conclusão dos trabalhos de novos espaços criados no prédio da Câmara e que serão entregues pela mesa diretora para funcionamento, nesta segunda, às 14h30, no piso térreo, da sede do legislativo Municipal.

Homenagem - Serão inaugurados um refeitório para atender aos funcionários, uma sala para os motoristas que ganha o nome de sala vereador Gilberto Luna e os banheiros completos para atender a todos que frequentam o prédio sede. A alteração feita na estrutura visa atender a demanda antes dividida em espaços inadequados na Casa.

Inocente quer saber -  A Assembleia de Deus de Pernambuco deu aula a Obra de Maria de como se comportar diante da presença de autoridades?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando