Janguiê Diniz

Janguiê Diniz

O mundo em discussão

Perfil:   Mestre e Doutor em Direito, Fundador e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Exito de Empreendedorismo

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Mentoria: exemplo e transformação

Fundador e Presidente do Conselho de Administração do grupo Ser Educacional - Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

por Camilla de Assis | seg, 03/10/2022 - 12:45
Compartilhar:

A jornada empreendedora pode ser ingrata, difícil, árdua. Há que se enfrentar obstáculos e adversidades, superar barreiras e testar limites. No entanto, também é possível tornar esse caminho mais tranquilo e mesmo mais curto, por meio de uma ferramenta preciosa: a mentoria. Escutar quem já deu tais passos é a melhor forma de evitar problemas e garantir melhores resultados.

Uma decisão bastante inteligente que todo empreendedor pode e deve tomar é cercar-se de bons mentores especializados no setor em que quer atuar. O mentor é uma versão mais potente e acessível de alguém que você se propõe a modelar. Quando você descobre e reproduz com diligência o que os indivíduos de sucesso fazem e aquilo que os distingue dos demais, você se dá também a oportunidade de desenvolver algo ainda mais surpreendente.

O processo de mentoria, importa ressaltar, não é unilateral, não é uma aula, nem muito menos impositivo: ambos, mentor e mentorando, descobrem juntos os melhores caminhos a seguir, em uma relação de troca e confiança em que as duas partes se beneficiam. Pessoalmente, tenho mentorado empreendedores nos últimos anos e os resultados que testemunho são extraordinários. Muitas vezes, o mentorando muda completamente sua visão de vida e de negócios com poucos ensinamentos. É como se uma chave virasse em sua mente que o permitisse enxergar tudo de forma diferente, melhor, mais robusta. Daí à frente, ele pode seguir em escala exponencial e fazer seus negócios decolarem. A mentoria é transformadora.

Inclusive, o Instituto Êxito de Empreendedorismo, o qual tenho a honra de presidir, realiza anualmente o Êxito Mentoring Experience, programa de mentorias e desenvolvimento de negócios que tem impactado positivamente dezenas de vidas, carreiras e empreendimentos, promovendo conexões entre pessoas de diversos lugares do país e facilitando a troca de experiências. Os reflexos do programa são incontestáveis: de parcerias e sociedades firmadas à multiplicação dos lucros de empresas, a mentoria é capaz de realmente gerar grandes transformações. É nítido que, ao final do processo, os participantes saem em estágio muito mais avançado do que entraram, com novas ideias, novos projetos e propósitos.

Para um empreendedor, aprender com quem tem mais experiência é essencial para alcançar o sucesso em suas empreitadas. Buscar a mentoria é ter um (ou vários) mestre, um aliado experiente que estará ao seu lado ajudando a caminhar, evitando as armadilhas e os percalços, ensinando e facilitando melhorias. Do outro lado, ser mentor é poder contribuir para o impulsionamento de vidas e negócios, gerar riqueza e impacto social. Todos saem ganhando.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando