Confira os comentários sobre a prova de geografia do SSA 1

O professor Carlos Pamila analisa o perfil da prova aplicada, nesta segunda-feira (14), no SSA 1, da UPE, destacando pontos significativos. Além do texto escrito por ele, confira o vídeo.

| seg, 14/11/2011 - 14:26 | Atualizada em: seg, 14/11/2011 - 15:27
Compartilhar:

 

"A prova do SSA1-2011 da disciplina de Geografia apresentou um nível de médio a fácil, apesar de algumas questões terem aprofundado alguns conteúdos, como foi o caso da questão referente às Camadas Internas da Terra, que exigiu do fera um conhecimento específico sobre as densidades e composição de cada geoesfera. Percebeu-se na prova a ausência de alguns conteúdos importantes para turma de 1° ano, como por exemplo, Coordenadas Geográficas e Cartografia. A prova apresentou um caráter homogêneo, ou seja, centralizando as questões nos conteúdos relacionados aos impactos ambientais (queimadas, enchentes urbanas) e a climatologia (precipitações, ventos).

Devemos fazer referência a duas questões com nível de dificuldade médio, a primeira sobre os recursos hídricos que exigiu do candidato, além dos conhecimentos obtidos em sala de aula a interpretação da imagem que demonstrava a distribuição da água doce na superfície terrestre e o consumo das águas subterrâneas; a segunda questão que exigia do fera conhecimentos referentes às conseqüências dos movimentos das placas tectônicas, no qual a questão referencia o movimento convergente (choque entre placas), ou seja, a subducção quando um placa oceânica mergulha sob uma placa litosférica continental, formando assim os dobramentos modernos e as fossas submarinas. No mais, a prova apresentou conteúdos de fácil resolução por parte dos alunos e que estão dentro do programa exigido pela UPE".  (Professor Carlos Pamila)

 

Link:
Compartilhar:

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando