Nota PE 48 continua homenagem a Jorge Amado

| qui, 30/08/2012 - 11:49
Compartilhar:

Nesta segunda parte do programa Nota PE especial sobre Jorge Amado, os professores Anco Márcio e Felipe Aguiar comentam a obra do autor na televisão, no cinema e no meio acadêmico.

Considerado por ambos como o autor mais lido do século passado, os professores afirmam que Jorge Amado é um escritor que não se enquadra, desde a década de 50, no discurso das universidades já que, segundo eles, mestres e alunos não se interessam muito pela obra literária do baiano.

Anco e Felipe são unânimes em considerar o livro Mar Morto como a principal obra de Jorge Amado. “O lirismo é sem igual nesta obra de Jorge. Sem dúvida um livro para figurar entre os melhores do Brasil", comentam.

Sobre as adaptações do autor baiano para o cinema e a TV, os professores mantém opiniões parecidas. “Capitães da Areia foi adaptado para o cinema e se tornou um desastre para mim. Ficou superficial e fraco", afirma Anco.

“Quando você faz algo para vender para fora, como Gabriela, a tendência é mostrar uma história condensada e fraca. Já a adaptação para TV me parece ser melhor trabalhada. O diretor se aprofundou na obra, já que são vários capítulos que proporcionam um melhor entendimento do livro", complementa Felipe.

O programa Nota PE é apresentado pelo crítico literário e jornalista Cristiano Ramos, numa parceria entre o portal LeiaJa.com e o Blog Nota PE.

Link:
Compartilhar:

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando