A convergência da convergência digital e a inovação

Rodrigo Assad, | ter, 04/10/2011 - 11:25
Compartilhar:

Já há algum tempo algumas empresas tem pensado sobre as competências das empresas do futuro, e principalmente na procura do que pode considerado como o próximo passo iminente para a inovação. O que escutamos há uns 5 (ou mais) anos atrás VAI virar realidade em breve. Mas o que escutamos há 5 anos atrás:

a) “Tudo em nossa casa será INFORMATIZADO, TV, Geladeira, Microondas e etc”
b) “O mundo estará CONECTADO em alguma rede e isso será transparente.”
c) “Os sistemas irão se CONVERSAR de alguma maneira.“

Bom, mas porque IMINENTE e REALIDADE, porque o que faltava, a decisão do mercado e das empresas de pesquisa do modelo para isso. E pelo que se pode observar estas tecnologias chegaram e vão ficar. Para INFORMATIZAR sistemas é necessário que os dispositivos computacionais, que tenham menos recursos obtenham estes recursos de quem tem mais, isso seria GRID COMPUTING e CLOUD COMPUTING. Para isso é necessário uma plataforma OPERACIONAL, isso seria os sistemas operacionais, neste cenário dois se destacam LINUX e WINDOWS, pois atendem diversas plataformas, mas o foco hoje é: Embedded LINUX e WINDOWS (mobile), com as plataformas de desenvolvimento C, JAVA e .NET. Neste cenário temos o problema (a) direcionado.

Não adianta ter sistemas isolados, eles precisam estar CONECTADOS, sendo assim se recorre a idéia de UBIQUIDADE que no dicionário significa “adj. Que está em toda parte ao mesmo tempo; onipresente.” , ou seja, as redes serão ubíquas, mas como: simples .... algumas tecnologias nasceram com este DNA, são elas os protocolos wireless: Bluetooth, Wi-fi 802.11a.b.g.i, Wi-MAX, CDMA, GSM, DVB ....., endereçamos (b), se eles estão conectados eles precisam se CONVERSAR mas.... , mas nada, isso será via utilizando metadados que representam as informações, ou seja, em XML, isso nos leva a WEBSERVICES e REST, endereçamos (c).

Ai vem uma constatação, o que está escrito acima, são competências da maioria das nossas empresas. Na verdade a maioria das empresas já possui profissionais que conhecem disso tudo, nós já trabalhamos com isso!!! nós temos know-how nisso!!! e o melhor para algumas empresas existem bons cases e anos de experiência. Quando me dei conta disso, pude notar o seguinte: Se convergirmos a convergência tecnológica na nossa empresa pensando no futuro e traçarmos isso com um grande objetivo podemos imaginar que: “As Instituições prontas para o futuro são aquelas que irão virar um grande LABORATÓRIO para novas experiências, onde executamos projetos para fazer coisas que não conhecemos, mas que dominamos a tecnologia, o nosso desafio agora é saber FAZER INOVANDO porque sabemos os limites de cada tecnologia e temos condição de propor melhorias nela”.

Agora vem o SILOGISMO, SE for verdade o que esta escrito acima E que temos as competências para realizá-las ENTÃO a nossa empresa está pronta para vender competências em um contexto inter-tecnológicos para o futuro.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Carregando