Uma década de Sabores

Cesar Santos, | ter, 18/10/2011 - 20:49
Compartilhar:

Pernambuco está vivendo um mês de muitas festividades e trocas de conhecimentos, até o dia 23 de outubro, comemorando “uma década de sabores” do Festival Gastronômico de Pernambuco. Esse evento, que já faz parte do calendário oficial do Governo do Estado, promove o encontro de chefs de diversas partes do país e do mundo para divulgar ingredientes e receitas que fazem de Pernambuco o segundo pólo gastronômico nacional e o primeiro entre as regiões Norte e Nordeste.

Mais do que nunca, quem gosta de comer e/ou cozinhar marca sua presença no estado que ultrapassou fronteiras e ganhou o mundo, se tornando sinônimo de gastronomia de alto nível. Nessa edição, além da etapa Restaurantes - onde renomadas casas recebem em suas cozinhas chefs convidados de outros estados; da Arena de Chefs, que promove aulas de culinária para o público com chefs revelação e veteranos da cidade -, a organização do evento traz um Fórum para debater a evolução do cenário gastronômico pernambucano nos últimos 10 anos.

Para fechar com chave de ouro, abro as portas da minha casa, o restaurante Oficina do Sabor, em Olinda, no dia 22, para promover junto ao Festival o Jantar da Década, que pela primeira vez, proporcionará o encontro dos dois chefs italianos Sérgio Carboni, do restaurante Locanda Degli Artisti (Milão) e Dânio Braga, fundador da Associação da Boa Lembrança.

Diante de tudo isso, não faltam motivos para aplaudir o alcance e sucesso dos 10 anos desse evento que mais do que tudo, promove a troca de conhecimentos entre os chefs convidados e a brigada de restaurantes que participam desse encontro, além da valorização dos ingredientes e temperos nacionais, como o queijo coalho, o vinho nacional, a charque e o jerimum. Novas técnicas e formas de cozinhar compartilhadas em poucos dias que proporcionam uma experiência eterna, um conhecimento que nunca se perde.

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Carregando