Fliporto reabre espaço dedicado à leitura infantil

Clilo - Casa do Livro Infantil e da Leitura de Olinda recebeu cerimônia de abertura do ano letivo de 2015

por Felipe Mendes | qui, 12/03/2015 - 14:22
Compartilhar:

 

Há 3 anos a Festa Literária Internacional de pernambuco - Fliporto propôs uma nova guinada em sua ação. A primeira havia sido a mudança de Porto de Galinhas, no Litoral Sul do Estado, para o sítio histórico de Olinda.

A segunda guinada seria o 'Movimento Fliporto', lançado em 2012, com o objetivo de estabelecer um legado perene, além de atividades relacionadas à literutura durante todo o ano, não apenas durante os quatro dias da festa literária. A Clilo - Casa do Livro Infantil e da Leitura de Olinda é o resultado mais concreto deste redirecionamento das ações.

A casa, localizada no Largo do Amparo, em Olinda, dispões de salas de leitura, biliotecas e o Memorial Fliporto, acervo de todas as edições da festa literária. E é espaçosa o suficiente para abrigar eventos em seu quintal. "A Clilo é uma casa de mediação de leitura e incentivo à formação do leitor", resume Antônio Campos, presidente do espaço e responsável pela realização da Fliporto.

Lançado em 2012, o espaço não decolou. Após um 2014 de poucas atividades, a intenção é retomar a interação com alunos de escolas públicas e privadas de Olinda, através de visitas guiadas. Segundo Fabíola Farias, atual coordenadora executiva, a proposta é ir além. "A ideia é abranger as comunidades carentes de Olinda, para atingirmos as crianças em situação de vulnerabilidade", afirma a gestora.

A cerimônia de reabertura da Clilo contou com a participação da Literatrupe e de uma pequena orquestra de frevo, com direito a clarinada para abrir as atividades. Crianças de uma creche de Rio Doce, bairro na área norte de Olinda, recitaram poemas e cantaram para os presentes. A festa ainda teve bolo pelo aniversáio de 480 anos de Olinda, comemorados neste 12 de março, e pipoca e algodão doce para a criançada

Ainda em processo

Apesar da cerimônia, ainda não há um cronograma de atividades previstas para o ano na Casa do Livro Infantil e da Leitura de Olinda. A única atividade prevista por enquanto está marcada para o dia 8 de abril, Dia Mundial de Combate ao Câncer. A coordenadora Fabíola explica que será em parceria com o GAC - Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer.

Alguns reparos ainda serão feitos no imóvel e livros novos, recebidos através de doação, ainda precisam ser organizados e catalogados. Fabíola Farias afirma que uma das ações será a doação de livros para as crianças que participarem das atividades da casa. "Para que levem a leitura para casa", explica, completando: "Em cada criança, se a gente plantar uma sementinha, ela vai crescer."

As visitas ao espaço são todas pré-agendadas e guiadas. A casa não fica aberta ao público para visitação avulsa, mas em 2015 a promessa é promover eventos literários, como lançamentos de livros e saraus com entrada livre.

| | | Link:
Compartilhar:

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando