Eduardo Campos ainda será "grande eleitor" em 2016

Edmar Lyra, | seg, 21/12/2015 - 09:43
Compartilhar:

Falecido em agosto de 2014, o ex-governador Eduardo Campos teve fundamental importância nas eleições de 2012, quando em poucos municípios seus opositores venceram a disputa. Em alguns casos a sua presença foi fundamental para a vitória de aliados, como por exemplo em Moreno com Dilsinho, em Olinda com Renildo Calheiros e em Ipojuca com Carlos Santana. Nas eleições de 2014, Eduardo montou uma frente jamais vista em torno de Paulo Câmara, que inexoravelmente garantiria a vitória do PSB, mas a sua morte num acidente aéreo maximizou o potencial da Frente Popular, que elegeu 20 dos 25 deputados federais e 36 dos 49 deputados estaduais, além das vitórias de Paulo Câmara e Fernando Bezerra Coelho, com quase 70% dos votos válidos.

Nas eleições de 2016 o cenário caminha para se repetir, onde candidatos utilizarão a imagem do ex-governador à exaustão a fim de angariar votos. O maior exemplo disso é o caso do advogado Antonio Campos, irmão do ex-governador, que pretende ser candidato a prefeito de Olinda no ano que vem pelo PSB. Numa pesquisa recente sobre a disputa pelo comando da Marim dos Caetés, o socialista tem 15% das intenções de voto, contra Luciana Santos (PCdoB), que atinge 24%. Para quem nunca disputou uma eleição, os números já são animadores para Antonio Campos, mas o ânimo do socialista não para por aí.

Quando associado ao irmão, o advogado salta para 32% das intenções de voto, já Luciana Santos neste cenário em que é associada ao prefeito Renildo Calheiros, cai para 20%. O panorama de Olinda ajuda a traçar um cenário animador para os que tiveram alguma relação com o ex-governador. O prefeito Geraldo Julio, que buscará a reeleição, provavelmente não abdicará do artifício de colar sua imagem a de Eduardo Campos, porque sabe que mesmo morto, Eduardo ainda é um grande eleitor.

Pode parecer surreal esse diagnóstico, mas Eduardo Campos conseguiu criar uma importância nunca antes vista no estado, e talvez a forma como se deu o seu desaparecimento, permitiu que fosse criado um mito sobre ele. A falta de lideranças políticas no estado também é um fator que contribuirá significativamente para que em 2016 os pernambucanos possam eleger aliados de Eduardo em disputas municipais. Claro que precisará que o candidato tenha méritos para vencer a eleição, mas a imagem do socialista poderá dar uma bela forcinha para o candidato alcançar o objetivo.

Balanço - O governador Paulo Câmara reunirá hoje todo o seu secretariado no Palácio do Campo das Princesas para avaliar o ano de 2015 e traçar o planejamento para 2016. Em entrevista aos três principais jornais do estado, o governador considerou, apesar da crise, o ano de 2015 como positivo, mas acredita que 2016 será extremamente desafiador.

Defesa - O prefeito de Jaboatão dos Guararapes Elias Gomes (PSDB) defendeu ontem o nome do deputado Jarbas Vasconcelos (PMDB) para presidir a Câmara dos Deputados em substituição a Eduardo Cunha (PMDB/RJ). De acordo com o gestor tucano, Jarbas tem a envergadura e a credibilidade necessárias para conduzir a Câmara a contribuir com um entendimento que possa tirar o país da crise.

Araripina - Mesmo com a crise o prefeito de Alexandre Arraes (PSB) tem conseguido viabilizar investimentos privados que aqueçam a economia do município, que fica no sertão do Araripe. Após a inauguração de uma unidade das Lojas Americanas no município, outro empreendimento aportará em Araripina em breve. Uma concessionária da Chevrolet será inaugurada nos próximos dias na cidade e atrairá bons negócios para a região.

Fernando Monteiro - Findando o primeiro ano do seu mandato em Brasília, o deputado Fernando Monteiro (PP) considera 2015 bastante satisfatório do ponto de vista da sua atuação. Além de ser vice-líder do partido na Casa, Fernando tem uma excelente relação com o ministro da Integração Nacional Gilberto Occhi, que é do seu partido. Essa parceria tem trazido bons frutos para Pernambuco com a liberação de recursos para obras estruturadoras sobretudo no interior do estado.

RÁPIDAS

Disputa - Setores do PT já se deram conta que não existe a menor chance de um candidato do partido conquistar a prefeitura do Recife no ano que vem, por isso já defendem um entendimento com o PTB do líder da oposição na Alepe deputado Sílvio Costa Filho, pré-candidato a prefeito.

Raffiê Dellon - Fazendo um excelente trabalho à frente da Jucepe Caruaru, o presidente municipal do PSDB Raffiê Dellon tem realizado as Plenárias 45, que estão dando subsídios para formular o programa de governo do pré-candidato tucano a prefeito Djalma Cintra. Raffiê é cotado para disputar um mandato de vereador em 2016.

Inocente quer saber - A semana será de fortes emoções em Brasília como a que passou?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Carregando