Delação da Odebrecht deixa mundo político desesperado

Edmar Lyra, | sex, 03/03/2017 - 09:21
Compartilhar:

As falas do empresário Marcelo Odebrecht da empreiteira Norberto Odebrecht na delação do fim do mundo colocaram todos os políticos importantes da nossa república em situação complicadíssima, desde o ex-presidente Lula, passando pela ex-presidente Dilma Rousseff, até mesmo o senador Aécio Neves e o presidente Michel Temer, todos eles tiveram algum tipo de relação escusa com a maior empreiteira do país.

A delação de Odebrecht mostra o pesado jogo das campanhas eleitorais que no Brasil só se estabelece quem tem lastro de financiadores, e para obter isso é pertinente ter o que oferecer, isso vai de um simples vereador de capital a candidato a presidente da República, de apenas 50 mil reais até milhares de reais.

Esse modelo nefasto acaba inviabilizando os políticos éticos e sérios que pretendem fazer diferente em detrimento de quem chega ao poder para fazer negociatas. Com raríssimas exceções, políticos vendem a alma para continuar naquele sistema, que cria um círculo vicioso custoso ao país e ao povo brasileiro. Dinheiro poderia servir para a melhoria de educação, saúde e segurança, acaba indo para um propinoduto que não tem fim.

A Lava-Jato continua produzindo crises, sobretudo no momento em que o presidente Michel Temer estava caminhando para retirar o Brasil do atoleiro econômico, mas como ele foi beneficiário direto ou indireto de toda essa patifaria que colocou Dilma Rousseff na presidência da República, não tem como dissociá-lo de todo esse movimento, e inexoravelmente Temer terá cada vez mais a rejeição da sociedade, que está absolutamente estupefata com essa situação.

A classe política também não terá trégua a partir de então. Resta saber qual será o caminho do Tribunal Superior Eleitoral a partir de agora, que tem elementos suficientes para cassar a chapa Dilma/Temer, mas que todo mundo sabe que ainda que isso ocorra, o próximo presidente seria eleito indiretamente por um Congresso Nacional, que assim como Dilma Rousseff e Michel Temer, perdeu a legitimidade para representar a nação, o que igualmente seria uma ebulição de uma crise que ninguém faz a menor ideia onde isso irá parar.

Contestando - O líder da oposição na Alepe, deputado Silvio Costa Filho (PRB) criticou o governo de Pernambuco por não ter divulgado o balanço da violência do carnaval de 2017. De acordo com informações extraoficiais divulgadas pelo próprio deputado, houve um aumento de 30% dos incidentes violentos durante o carnaval em relação ao mesmo período de 2016.

Ricardo Costa - Como bom amante da Cultura, o vice-líder do governo, deputado Ricardo Costa (PMDB), fez como todos os anos, uma maratona no carnaval, passando por vários polos de animação, inclusive acompanhando o governador em Olinda. "Pernambuco mostrou que faz o melhor carnaval do Brasil, onde famílias e foliões brincaram na paz", afirmou Costa que finalizou a comemoração da festa de momo em Moreno ao lado do prefeito Vavá Rufino.

Capacitação - Amanhã no SESC, a partir das 8h30, uma ação do deputado estadual Aluísio Lessa (PSB) promete estimular em Goiana a prática de futebol, atletismo e badminton. Professores da rede municipal de ensino e profissionais do Sesc da cidade vão participar do projeto Educação e Formação Pelo Esporte. A atividade vai oferecer suporte aos educadores na prática e ensinamento das três modalidades, além de oferecer novas técnicas a serem compartilhadas com os alunos. E o aprendizado não vai ficar só na teoria. No sábado seguinte (11), os alunos participarão das atividades e oficinas.

Esclarecimento - O prefeito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira (PR) comemorou a decisão do Ministério Público de Contas (MPCO) de realizar uma auditoria no fundo JaboatãoPrev no intuito de averiguar eventuais irregularidades praticadas pela gestão anterior. De acordo com o atual prefeito, a gestão passada deixou um rombo na ordem de R$ 16 milhões na autarquia responsável pela previdência dos servidores do município.

RÁPIDAS

Trabalho - Mal terminou o carnaval e a deputada estadual Roberta Arraes (PSB) se reuniu com o secretário de Desenvolvimento Econômico, vice-governador Raul Henry, e solicitou ações da pasta para fortalecer a economia do sertão do Araripe, como o polo gesseiro e os arranjos produtivos da  caprinovinocultura, apicultura, mandiocultura. Raul ficou de marcar uma agenda na região para dialogar com os setores da economia.

Estrela - Candidatíssimo a deputado federal em 2018, o deputado estadual André Ferreira foi a estrela das inserções do PSC que começaram a ser veiculadas em cadeia estadual. Além de André, que é o presidente estadual da sigla, os vereadores Wanderson Florêncio, Fred Ferreira e Renato Antunes participaram das chamadas.

Inocente quer saber - Algum político pernambucano ficará encrencado com a delação da Odebrecht?

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Carregando