Nokia lança chip para acelerar implantação da rede 5G

Dispositivos triplicam a capacidade de processamento dos chips atuais

por Nathália Guimarães | seg, 29/01/2018 - 11:56
Compartilhar:

 

A Nokia revelou nesta segunda-feira (29) um novo chipset de silício 5G. Segundo a empresa, os dispositivos chegarão ao mercado no terceiro trimestre deste ano e reduzirão significativamente o tamanho das antenas usadas com redes 5G e o custo necessário para operá-las. Eles também aumentarão a velocidade e a capacidade dos dados.

A empresa informou que a novidade vai triplicar a capacidade dos chips atuais, de 28 para 84 gigabites por segundo. Esses modelos podem ser empilhados para permitir que uma única torre manipule até 6 terabits por segundo.

Além de triplicar a capacidade de processamento de dados, a empresa também disse que seus novos chips podem cortar metade do tamanho das antenas nas torres celulares, enquanto reduzem seu consumo de energia em dois terços.

Os chips, que atualmente estão sendo testados por 30 operadoras, também podem implementar técnicas de aprendizado de máquina. Essa tecnologia pode permitir, por exemplo, que as redes 5G sigam os dispositivos móveis conectados nelas e ampliem seu alcance.

A operadora AT&T planeja ser uma das primeiras dos EUA a lançar a tecnologia 5G para seus consumidores, com o objetivo de chegar a 12 mercados até o final de 2018. A equipe de segurança nacional do presidente dos EUA, Donald Trump, também está buscando construir uma rede sem fio 5G super-rápida, para evitar ações de espionagem originadas da China.

| | | Link:
Compartilhar:

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando