Eduardo Cavalcanti

Eduardo Cavalcanti

Cinematec

Perfil: Professor, Jornalista e Cineasta.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJá.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Invasão Verde

Eduardo Cavalcanti, | seg, 22/08/2011 - 08:56
Compartilhar:
Foto: Divulgação Lanterna Verde vai invadir os cinemas de todo o Brasil

Os super-heróis continuam a invadir os cinemas, mas isso você já sabe. É só acompanhar a programação semanal das salas de exibição ou as campanhas massivas em todos os meios de comunicação. Mas depois de anos de continuações, em 2011"‘novos" heróis da nossa infância chegaram às telas em aventuras espetaculares, repletas de efeitos especiais. Não que os roteiros sejam ruins, pelo menos não todos, mas os efeitos são cada vez melhores pois colocar o super-homem para voar sem movimento ou vento, como Christopher Reeve no clássico de 1978 já não convence ninguém.

Não que os filmes de heróis queiram que os espectadores acreditem nos superpoderes, mas os filmes buscam nos efeitos especiais uma forma de fazer com que os fãs (e até os não-fãs) mergulhem no universo do personagem e uma vez imersos, se deixem levar pela história. É o caso do Homem de Ferro (1 e 2), e de todos os filmes da franquia X-Men, por exemplo, onde as ações mais impossíveis se tornam reais na medida em que os personagens fazem parecer natural uma armadura crescer e se ajustar ao corpo ou um conjunto de nuvens se aproximar e se transformar numa imensa tempestade.

E o super-herói da vez é o Lanterna Verde, que apesar de não ser um dos mais conhecidos é um dos personagens mais complexos do universo da DC Comincs, que teve sua primeira aparição nos anos 40 e foi reformulado nos anos 60. A aventura cinematográfica conta como o talentoso e audacioso piloto Hal Jordan, vivido por Ryan Reynolds, se tornou um dos Lanternas Verdes, tropa que jurou manter a ordem no universo policiando as galáxias. Essa pequena mas poderosa força intergaláctica existe há séculos e cada um dos seus integrantes possui um anel que garante os superpoderes ao permitir a canalização da força de vontade de todos os seres vivos do universo para permitir aos Lanternas a criação de elementos de luz sólida, cujo limite é a imaginação de seu usuário.

Com um elenco de qualidade, imagens fantásticas e design que não deve decepcionar os fãs mais exigentes, o filme tem sido massacrado pela crítica por causa da sua história frágil, principalmente do meio para o fim da aventura. Mas isso é principalmente para quem é fã do personagem e conhece detalhes de seu universo.

E isso não deve diminuir o sucesso do filme, que tem direção de Martin Campbell, o mesmo de 007 Cassino Royale, e que quase dois meses depois de invadir os cinemas americanos chega a 352 salas do Brasil em cópias 2D e 3D, já tendo faturado mais de 176 milhões de dólares por onde passou, promete conquistar novos fãs para o personagem.

Além do Lanterna Verde, 2011 também foi o ano da primeira aventura cinematográfica de Thor, que chegou em maio e faturou mais de 180 milhões de dólares só nos Estados Unidos e chegou perto dos 450 milhões no mundo todo, e de Capitão América, ainda em cartaz e que já faturou quase 300 milhões de dólares. Os dois são, respectivamente, o novo e décimo filme mais visto no ano no país.  E não podemos esquecer de X-Men – First Class, que em junho contou o início da história dos mutantes mais famosos do mundo e já faturou
mais de 350 milhões de dólares.

CURIOSIDADE: O lançamento do filme Lanterna Verde no Brasil trouxe uma ação inovadora, que colocou LEDs nas rodas de bicicletas que circularam pelo Rio de Janeiro e por São Paulo divulgando o filme. Os detalhes e bastidores da ação criada pela Mistika e pela Lorem.Mu você confere no vídeo abaixo.

E você, já viu o filme? O que achou? Deixe seu comentário!

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

LeiaJá é um parceiro do Portal iG - Copyright. 2024. Todos os direitos reservados.

Carregando